História, perguntado por StarBlackS2, 9 meses atrás

Qual a principal diferença existente no continente
africano entre 1870 e 1895?​

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquepanizzi1
2

Resposta:

A Partilha de África (português europeu) ou Partilha da África (português brasileiro), também conhecida como a Corrida a África ou ainda Disputa pela África, foi a proliferação de reivindicações europeias conflitantes ao território africano durante o período do neoimperialismo, entre a década de 1880 e a Primeira Guerra Mundial em 1914. Envolveu principalmente a França e o Reino Unido, mas também a Itália, Bélgica, Alemanha, Portugal, Espanha e, com menos intensidade, os Estados Unidos. Este participou da fundação da Libéria.[1]

A segunda metade do século XIX, em torno do ano 1880, assistiu à transição do "imperialismo informal", que exercia o controle através da influência militar e da dominação econômica para um domínio mais direto. As pretensões de mediar a concorrência imperial, tal como a Conferência de Berlim (1884 - 1885), entre o Reino Unido, França e Alemanha não pôde estabelecer definitivamente as reivindicações de cada uma das potências envolvidas. Essa disputa pela África esteve entre os principais fatores que deram origem à Primeira Guerra Mundial.

Índice

1 Abertura do continente

2 Causas da disputa

2.1 África e os mercados globais

2.1.1 A Weltpolitik de Bismarck

2.1.2 O conflito de imperialismos rivais

2.1.3 A Sociedade Americana de Colonização e a fundação da Libéria

3 Sucessão de crises prévias à Primeira Guerra Mundial

3.1 A colonização do Congo

3.2 O Canal de Suez

3.3 A Conferência de Berlim

3.4 Ocupação britânica do Egito e África do Sul

3.5 Incidente de Fachoda

4 Colônias africanas por potência colonizadora

4.1 Alemanha

4.2 Bélgica

4.3 Espanha

4.4 França

4.5 Itália

4.6 Portugal

4.7 Reino Unido

5 Estados Africanos Independentes

5.1 Antes da Partilha

5.2 Após a partilha

6 Ver também

7 Referências

8 Bibliografia

9 Ligações externas

Abertura do continente

Ver artigo principal: Era dos Descobrimentos

Comparação da divisão política do Continente Africano em 1880 e 1913

A abertura da África à exploração ocidental havia começado no final do século XVIII. Até 1835, os europeus já haviam traçado mapas da parte do noroeste africano. Entre os exploradores europeus mais famosos estavam David Livingstone, quem traçou os planos do vasto interior, e Alexandre Serpa Pinto, quem a cruzou numa complicada expedição e traçou mapas de seu interior. Árduas expedições nas décadas de 1850 e 1860 por Richard Burton, John Hanning Speke e James Augustus Grant descobriram os grandes lagos centrais e a nascente do Rio Nilo. No final do século, os europeus haviam cartografado o Nilo desde seu nascimento, o percurso do Rio Niger, e o traçado dos rios Congo e Zambeze.

Perguntas interessantes