Qual a principal diferença entre a colonização portuguesa em Angola e no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para Portugal chegar até o Oriente e comercializar as especiarias tão valorizadas na Europa, navegar era mesmo preciso. E foi com esse objetivo, nos séculos 15 e 16, que as caravelas chegaram a territórios como Angola, Brasil e Macau, transformando-os em fontes de riqueza para a coroa portuguesa. Mas, para proteger esses lugares de invasões e saques, a colonização era necessária.
Os colonizadores encontraram em cada local uma cultura própria. A interação entre essas estruturas, diferentes entre si, e a influência portuguesa deixou marcas profundas em cada um desses lugares, impactando o passado e o presente de maneiras particulares.
Resposta: Os colonizadores encontraram em cada local uma cultura própria. A interação entre essas estruturas, diferentes entre si, e a influência portuguesa deixou marcas profundas em cada um desses lugares, impactando o passado e o presente de maneiras particulares.
Estudar como se deu a colonização portuguesa em diferentes regiões do globo ajuda a apontar semelhanças e diferenças no modelo colonial, contribuindo para que a turma entenda mais e melhor como as grandes navegações influenciaram os rumos não só do Brasil como também de outras partes do mundo.
Apostando nessa abordagem pouco explorada pelos livros didáticos, o professor Herivaldo Pereira fez um desafio interessante para os estudantes da 7ª série da EE Professora Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno, em Bertioga, a 118 quilômetros da capital paulista (leia o quadro abaixo).
Primeiro, ele propôs que a turma pesquisasse a história da cidade para que percebesse que a fundação dela, em 1547, foi marcada pela construção do Forte São João, idealizado pelos colonizadores portugueses.
Explicação: Espero ter ajudado :)
Bons Estudos!