qual a principal diferença entre a bíblia católica e a bíblia protestante
( eu não achei a materia de ensino religioso então coloquei ENEM )
Soluções para a tarefa
Resposta:
AI E PARA EXPLICAR MELHOR
No século s. V, o povo judeu voltou da Babilônia para sua terra depois de um grande período de devastação, chamado de exílio. Desde então eles organizaram-se como nação. Estruturaram leis, políticas e, sobretudo, o culto. Ali começou um grande movimento de fixar em texto muitas tradições vindas de anos atrás.
Mas este tempo de calma e organização não durou muito, e no séc. VI a.C. se viram invadidos pelos gregos. Nova cultura e nova língua. Alguns anos depois deste domínio, as comunidades judias foram perdendo força na transmissão das tradições que haviam nos livros de culto, porque eles não utilizavam mais esta língua materna. A língua agora era o grego e foi necessário fazer uma tradução dos textos usados no culto (pentateuco, profetas, livros históricos, alguns sapienciais), para esta nova língua, de modo que se garantisse a transmissão da cultura.
De tal momento em diante, havia alguns textos escritos e usados em hebraico, mas muitas cópias foram feitas a partir desta nova tradução grega (ela vai receber o nome de tradução dos Setenta, ou simplesmente LXX). Isto duraria até a conquista dos romanos e o nascimento de Jesus.
Explicação: