Artes, perguntado por yasmim8824, 6 meses atrás

Qual a principal diferença da Arte Pop no Brasil em relação aos Estados Unidos e Europa?​

Soluções para a tarefa

Respondido por luamodanez
1

Resposta:

Na Inglaterra e Estados Unidos o uso de imagens da cultura popular nos anúncios publicitários, histórias em quadrinhos, desenhos de revista, fotografias, latas de refrigerante, embalagens de alimentos, entre outros, eram as bases para as criações artísticas do pop art. A repetição de uma mesma imagem várias vezes em cores diferentes, vivas e inusitadas era outra marca desse estilo artístico, que tentava dar um tom irônico às mensagens transmitidas pelas obras. Também destacavam-se como as principais características: Mistura de pintura e objetos reais na composição da obra, o uso da técnica silk-screen ou serigrafia, que consiste na impressão de texto ou figura em uma superfície com tinta vazada, obras com temas como sociedade de consumo, fama, sexualidade e industrialização, imagens de personalidades e pessoas de destaque nas obras.

Já no Brasil as manifestações artísticas tinham forte cunho político, por ter acontecido na década de 60 em meio aos movimentos de protestos no país contra a Ditadura Militar. Então eram críticas duras à tortura e à violência da Ditadura e as reflexões do cotidiano banal e dos problemas sociais.

A utilização de cores vivas e inusitadas, colagens, alterações dos formatos das imagens, as figuras de ícones simbólicos, o uso das impressões em serigrafia, alto-contraste e as referências aos gibis foram algumas das marcas da Pop Art no Brasil. E, além das telas de artistas como Antonio Dias, Rubens Gerchman e Claudio Tozzi, Hélio Oiticica, outros membros da cultura nacional se apropriaram do conceito contestador da Pop Art no Brasil e o levaram para a música.

Tropicália um dos movimentos aqui do Brasil também bebeu na fonte da Pop Art, buscando inspirações para as canções de protestos e filmes.

Explicação:

O Pop Art foi um movimento artístico que teve inicio na Inglaterra e Estados Unidos, foi criado como uma forma de contestação, uma reação ao expressionismo abstrato. O termo é uma abreviatura de Popular Art, dada pelo crítico inglês Lawrence Alloway. Ao contrário do que muitos pensam, o pop art não significava manifestações artísticas realizadas pelas classes mais populares da sociedade, e sim uma interpretação por parte dos artistas sobre a cultura popular.  

Perguntas interessantes