Geografia, perguntado por MarcosClarice2018, 9 meses atrás

Qual a principal causa da Desertificação

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielabocianoski
1

Resposta:

O principal motivo para você diversificar é otimizar a sua carteira de investimentos. ... O mercado é imprevisível, mas a diversificação permite que você dilua sua exposição aos diferentes tipos de risco existentes, ao mesmo tempo em que se expõe a oportunidades de ganho financeiro variadas.

Respondido por MAS1501
0

Explicação:

Desertificação é o processo de degradação dos solos pela seca excessiva e pela rápida perda de nutrientes, resultando na formação de uma paisagem correspondente à dos desertos. É importante destacar que esse fenômeno ocorre em regiões de clima árido, semiárido e subúmido, onde o processo de evaporação é superior ao de precipitação.

Resposta:

Entre as causas possíveis para o processo de desertificação, citam-se: uso inapropriado dos solos pelas práticas agropecuárias, esgotando-os; desmatamento e exploração em larga escala de ecossistemas frágeis, uso inadequado e intensivo de agrotóxicos, secas muito prolongadas, ação das queimadas, entre outros.

Existem, portanto, causas naturais e humanas relacionadas com o processo de desertificação, que só costuma ocorrer em áreas onde já existe um risco previamente estabelecido. Nesse sentido, a obtenção de informações sobre a susceptibilidade de um terreno à desertificação é extremamente importante para guiar ações de planejamento sobre o seu uso e manejo.

Entre as consequências da desertificação, encontram-se fatores naturais, sociais e econômicos, tais como: redução e escassez total de recursos hídricos; perda de áreas agricultáveis, rendendo prejuízos aos seus proprietários; salinização e alcalinização dos solos; aumento dos índices de erosão; eliminação da cobertura vegetal; aumento dos índices de pobreza na região afetada; entre outros problemas.

No Brasil, a desertificação dos solos atinge a região Nordeste, onde dados do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Universidade Federal de Alagoas (Lapis) revelam a expansão de 230 km² de terras atingidas por esse problema nos últimos 25 anos. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, há cinco núcleos de desertificação manifestando-se na região do semiárido brasileiro, são eles: Irauçuba (CE), Gilbués (PI), Seridó (RN e PB) e Cabrobó (PE), totalizando uma zona que afeta quase 400 mil pessoas.

Perguntas interessantes