qual a principal característica dos filósofos pré-socráticos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vamos falar sobre os primeiros filósofos da história: os pré-socráticos. Tinham esse nome porque antecederam Sócrates, pensador de vanguarda na análise das temáticas humanas. Já sabemos que antes do surgimento da filosofia o homem buscava conhecer o mundo e suas relações através dos mitos. Essa atitude é chamada de cosmogonia (
cosmo
= mundo +
gonia
= nascimento), ou seja, a busca por compreender a origem do mundo – mas, nesse caso, de modo mitológico. Naturalmente, os primeiros passos da filosofia foram rumo à pergunta “o que é esse mundo?”, o que significa que o primeiro objeto de estudo filosófico está longe de ser inovador, não fez nada senão tentar responder a uma questão que seus antecessores já respondiam. É justamente nessa fase que os pensadores começaram a surgir.
A principal característica dos pré-socráticos é o sua defesa da necessidade de explicações racionais para os fenômenos naturais, se recusando a aceitar como válidas explicações que se baseassem na tradição.
O "objeto de estudo" mais comum dos Pré-Socráticos era a Physis - ou "natureza" - que pretendiam explicar pela procura de um princípio único, que chamavam de arché (uma espécie de elemento teorético que estava presente em todos os momentos da criação e conservação de todas as coisas)
Diferentes pré-socráticos apontaram diferentes archés, sendo algumas das mais famosas a água - apontada por Tales de Mileto -, o Átomo - apontado por Demócrito - e o Fogo - que simbolizava a mudança, apontado por Heráclito.