História, perguntado por Gustavo141111, 10 meses atrás

qual a principal característica da sociedade esparta

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1
Às vezes lemos ou ouvimos a expressão “regime espartano”, ou “disciplina espartana”, sempre associada a alguma prática ou hábito rígido, austero e severo. Por exemplo, uma “educação espartana” é sinônimo, atualmente, de uma formação regrada, com limites e deveres muito bem definidos, etc. Pois bem, essas expressões não são, de todo, falsas. Ao contrário, estão associadas à principal imagem que fazemos da sociedade espartana.

A civilização que deu origem à cidade-estado de Esparta, na antiga Hélade, ou Grécia Antiga, desenvolveu-se no centro da Península do Peloponeso a partir da herança dos povos indo-europeus chamados dórios, que ali se estabeleceram por volta do século X d.C. Esparta, ao lado de Atenas e Tebas, tornou-se uma das principais cidades-estado gregas (pólis), tendo inclusive disputado a hegemonia política da Hélade em diversas ocasiões.

Herdeiros dos dórios, que eram povos guerreiros e fortemente militarizados, os espartanos seguiram a mesma tendência de organização social. A aristocracia guerreira controlava a cidade, cujo topo era representado por uma diarquia –governo de dois monarcas. Esses reis, que desempenhavam funções militares e também exerciam funções religiosas, eram considerados juízes e sumo sacerdotes supremos. A formação dos guerreiros espartanos era um dos principais elementos da ordem social da cidade. A preparação para a guerra e a posse de um efetivo permanente de soldados, disciplinados e austeros, constituíam o aspecto fundamental da sociedade espartana.

Espero ter ajudado !

Perguntas interessantes