Filosofia, perguntado por nareyab921, 11 meses atrás

QUAL A PRIMEIRA IDÉIA DE HERÁCLITO? PARA HERÁCLITO OS OPOSTOS SE COMPLEMENTAVAM, CITE UM EXEMPLO. QUAL A ARCHÉ DE HERÁCLITO? O QUE É SER PANTEÍSTA?

Soluções para a tarefa

Respondido por anapaulamaito3
5

Resposta:

Explicação:

Heráclito desenvolveu ideias filosóficas que foram motivo de discussão para outras gerações e provocam debates há mais de  20 séculos.A principal ideia desse filósofo é a de que tudo existe em razão de uma unidade que o homem faz parte sendo que as transformações ocorrem dentro do fenômeno de ação e reação onde o universo não é o mesmo e a cada dia ele se transforma.Assim, para ele, os opostos fazem parte de um todo em se mantém em harmonia.A sua filosofia ficou conhecida como filosofia do fogo pois o mesmo acreditava que o fogo era o elemento transformador de tudo purificando até mesmo o espírito dos homens.

O panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente, ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos. Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador. A palavra é derivada do grego pan (que significa "tudo") e theos (que significa "deus"). Embora existam divergências dentro do panteísmo, as ideias principais dizem que Deus é encontrado em todo o cosmos como uma unidade abrangente, portanto é inaceitável no panteísmo o politeísmo (adoração e crença em vários deuses), pois as divindades são tidas como aspectos diferentes do absoluto. Recorrendo ao Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, lemos que o panteísmo só admite como Deus "o todo, a universalidade dos seres", não sendo portanto, um conteúdo em particular Deus, mas sim a totalidade deste. O panteísmo foi popularizado na era moderna tanto como uma teologia quanto uma filosofia baseada na obra de Baruch de Espinosa, que escreveu o tratado Ética, uma resposta à teoria famosa de Descartes sobre a dualidade do corpo e do espírito.Espinosa declarou que ambos eram a mesma coisa, e este monismo terminou sendo uma qualidade fundamental da sua filosofia. Ele usava a palavra "Deus" para descrever a unidade de qualquer substância. Embora o termo "panteísmo" não tivesse sido inventado durante seu tempo de vida, hoje Espinosa é considerado como um dos mais célebres defensores da crença.

Perguntas interessantes