qual a preocupação dos pais dos adolescentes?isso tem fundamento?
Soluções para a tarefa
Preocupações dos pais em relação ao futuro dos filhos
Esta categoria agrupa as preocupações que os pais viven-
ciam no desempenho de seu papel na família, as quais geram ações realizadas no tempo presente, mas com a perspectiva de interferir e direcionar o futuro dos filhos. desejam um futuro melhor para os filhos, espe-
rando que eles completem os estudos, com vistas à conquista de um emprego digno. Por essa razão, referem a necessidade de prover condições para sustentar os filhos a fim de que, diferentemente da própria história, eles possam investir no futuro. revela preocupação com o futuro do filho e, dessa forma, não se permite correr qualquer risco. Em relação ao sustento, ele prioriza as necessidades do filho; por não possuir situação financeira estabilizada, não se permite correr risco de perder o emprego, mesmo que não seja exatamente o desejado. Com semelhante preocupação em relação ao futuro do filho, afirmou cuidar melhor da sua saúde, evitando adotar comportamentos de risco, pois tem medo que lhe aconteça alguma coisa, fruto da preocupação com o cuidado do filho.
Os pais que têm filhos na adolescência destacaram que desenvolvem ações visando qualificar a vida futura dos filhos. Especificamente, procuram supervisionar as relações dos filhos com os amigos, monitorando-as. Na escola, procuram se fazer presentes com vistas a não perder o controle de tais relações. Para tanto, participam de reuniões escolares e também levam e buscam o filho na escola. Dois pais relataram acompanhar as filhas nas atividades de lazer, procurando supervisionar as relações vivenciadas em outros contextos. Assim, destaca que, mesmo após um dia de trabalho, se dispõe a acompanhar a filha nos shows que ela deseja ir. Já referiu que sempre levou e buscou a filha adolescente nas festas à noite, pois se preocupava com as interações dela nesses ambientes. Com isso, observou-se que a preocupação com o futuro do filho mobiliza os pais a serem proativos no presente, a fim de garantir um bom desenvolvimento para os filhos, buscando evitar influências negativas advindas de contextos adversos.
Espero ter ajudado