qual a preocupacao dos artistas após a semana da arte moderna nas decadas de 30 e 40?
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Futurismo de Menoti Del Picchia e de Sérgio Milliet, que serão escritas e anunciadas no Manifesto Futurista. Desde a gênese da arte moderna houve a clara intenção de alinhar a arte ao universo intelectual, afinando-a à literatura, através dos manifestos, numa profusão de discursos que também se remetem ao âmbito político e refletem a necessidade do engajamento social. Essa demanda pela resposta à realidade material que se apresentava naquele contexto histórico, no entanto, não resulta em um discurso homogêneo, ainda que entre os artistas houvesse uma forte tendência para o socialismo, o momento favorecia também o surgimento de movimentos simpatizantes ao nazismo e ao fascismo, a exemplo da Ação Integralista Brasileira, idealizada por Plínio Salgado em 07 de Outubro de 1932, de um lado, e por outro lado, modernistas como Mário de Andrade e Oswald se envolveram com surgimento de partidos de esquerda. Durante a Semana de Arte Moderna, e a partir dela, foram anunciados os manifestos em prol de uma arte anti-acadêmica, combativa, e que negava o passado artístico colonial como uma mera reprodução da cultura clássica europeia, assimilando por certo algumas correntes artísticas advindas do Velho Mundo. O modernismo, apesar de suas inegáveis raízes exógenas, reivindica para si as tendências de vanguarda sob a ótica brasilianista, uma releitura e uma nova proposta para o Brasil. A necessidade de fixar o elemento característico da arte brasileira será uma grande preocupação de Mário de Andrade e de Tarsila do Amaral, que a partir de São Paulo buscarão ampliar o movimento moderno, que ganhará flexibilidade e expansão com as viagens pelo Brasil em busca desta essência brasileira.
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