qual a posição filosófica de Heráclito de Éfeso? Quais as diferenças existentes entre ela e o monismo de parmênides de Eléia ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para Heráclito, o fogo é a origem de todas as coisas.
Explicação:
O filósofo de Éfeso acreditava no devir, que nada mais é do que o fluxo constante de modo que as coisas eram e não-eram simultaneamente. Em outras palavras, o que é agora, daqui a 2 segundos já não é mais e o que já não era, passa a não ser mais o que não era daqui a mais 2 segundos e assim em diante.
O que ele quer dizer é que a realidade é uma luta entre os contrários de modo que aquilo que é quente, logo se esfriará; Tudo que vive, um dia morre; Tudo que é, passa a não-ser de forma a vivermos em eterna alternância desses opostos.
Isso já determina a diferença entre Heráclito e Parmênides: Heráclito diz que tudo muda e nada fica no lugar para sempre (bom exemplo disso é a música do Lulu Santos "Como uma onda no mar": "Nada do que foi será, de novo, do jeito que já foi um dia! Tudo passa, tudo sempre passará...) o que acaba com a noção de eternidade porque se tudo muda, aquilo que é eterno passa a não ser eterno.
Já Parmênides alega que em cada coisa, existe uma essência que imutável, eterna e incorruptível: Esse é o Ser! Então, para ele, a realidade não muda e tudo que é aparente (Heráclito preferia as aparências), é enganador, ilusório e contingente (o que é, pode não ser) ou ainda, só existe a realidade do Ser; tudo que não é do Ser, é o Não-Ser ou o Nada.
Espero ter ajudado!