História, perguntado por Joseog3, 11 meses atrás

Qual a posição da França em relação ao tratado de Tordesilhas??

Soluções para a tarefa

Respondido por KpopperPotato
2

Até 1456, ingleses e franceses travaram a Guerra dos Cem Anos (iniciada em 1337), que consumiu uma enorme quantidade de dinheiro e homens por mais de um século.

Ao final do conflito, a França, que suportou praticamente toda a guerra dentro de seu território, teve urgência na recomposição de sua agricultura e de suas finanças, o que levou algum tempo. Na Inglaterra, a disputa pelo trono levou à Guerra das Duas Rosas, um conflito interno que envolveu as famílias Lancaster (rosa vermelha no brasão) e York (rosa branca no brasão).

A paz só foi alcançada em 1485, com a coroação de um membro da família Tudor, Henrique 7º, que tinha laços de parentesco com as duas casas de nobres que vinham se digladiando até então.

Os Países Baixos também estiveram envolvidos numa série de disputas entre nobres e o rei. A região da Flandres, desde o século 12, se destacou por seu desenvolvimento manufatureiro e seu próspero comércio, tendo chegado a ser alvo da disputa entre a França e a Inglaterra na Guerra dos Cem Anos.

Em 1556, os Países Baixos caíram sob o domínio de Filipe II de Habsburgo, rei da Espanha, país cuja principal fonte de riqueza eram as minas de ouro e prata da América. Desdobramentos da Reforma Protestante e da Contra-Reforma, no século 16, os conflitos entre católicos e protestantes contribuíram para a demora na busca da expansão das rotas comerciais flamengas para fora da Europa.

Pirataria, corsários e invasões

A grande dificuldade em se encontrar caminhos marítimos distantes dos controlados pelos portugueses e espanhóis levou os reis da França e da Inglaterra a se associarem a piratas que atacavam embarcações ibéricas na rota do Atlântico.

Protegidos pelos reis de seus países, esses salteadores dos mares passaram a ser conhecidos por corsários. Em troca da proteção oficial, parte do que pilhavam era dividida com a própria Coroa. Deve-se à absorção desses salteadores pela política de Estado a incorporação de ilhas antilhanas à Inglaterra e à França.

Agraciados com patentes militares e títulos de nobreza, ex-corsários foram incumbidos de dar início ao processo de colonização e plantio de cana, nos séculos 16 e 17, nas ilhas que haviam sido tomadas de nativos e, até então, foram usadas como refúgios.

Já a presença holandesa na região se deve aos investimentos de duas empresas privadas que funcionavam como sociedades anônimas, a Companhia das Índias Orientais (VOC) e a Companhia das Índias Ocidentais

Respondido por anabeatriz6716
3
O tratado de tordesilhas dizia que as terras ao oeste pertenciam à Espanha e ao Leste à Portugal.
Mas,potências europeias,como a Inglaterra e a França,ficaram revoltadas e conquistaram alguns território quebrando o tratado.
Perguntas interessantes