Administração, perguntado por nacimmiguel, 10 meses atrás

Qual a pirâmide de Maslow?

Soluções para a tarefa

Respondido por loudsetra
1

Resposta:

A Pirâmide de Maslow, também conhecida como Teoria das Necessidades Humanas, foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow (1908-1970) para separar, de forma hierárquica, as diferentes necessidades que os seres humanos têm.

Respondido por milenacarfer
2

A Pirâmide de Maslow, também conhecida como Teoria das Necessidades Humanas, foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow (1908-1970) para separar, de forma hierárquica, as diferentes necessidades que os seres humanos têm.

Entender o comportamento do consumidor é um grande desafio para marcas e empresas. Existem diversas formas, conceitos, técnicas e ferramentas para ajudar os profissionais nessa difícil tarefa. E talvez a mais primordial delas seja a Pirâmide de Maslow

Base: necessidades fisiológicas

As necessidades fisiológicas são aquelas atreladas à nossa sobrevivência, como respiração, repouso, alimentação, hidratação e sexo. São as mais profundas carências humanas e, quando não supridas, recebem toda a atenção e energia do indivíduo.

Segunda camada: necessidades de segurança

Atendidas as suas necessidades básicas, a motivação do indivíduo será focada em sua segurança e autopreservação. Nesse grupo, se encaixam a proteção física, a busca por abrigo, estabilidade, conforto, cuidados com a saúde, entre outros.

Terceira camada: necessidades sociais

No centro da Pirâmide de Maslow se encontram as necessidades sociais e, a partir daqui, as carências psicológicas começam a predominar.

Supridas as suas necessidades básicas e de proteção, as pessoas se voltam, então, para as suas relações amorosas, familiares, conjugais, entre amigos, colegas de trabalho etc.

Quarta camada: necessidades de estima

Sobre as necessidades sociais, está a motivação pela aceitação, reconhecimento, respeito, prestígio, autoridade etc. Nessa fase, as pessoas buscam meios de se sentirem valorizadas, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

Topo: necessidades de autorrealização

Por fim, no topo da pirâmide, estão as necessidades relacionadas à autorrealização, ou seja, a conquista de desejos pessoais, como liberdade, sabedoria, independência, superação, autocontrole, entre outros.

De acordo com a teoria de Maslow, a satisfação das necessidades citadas em um andar da pirâmide instiga o indivíduo a sentir as necessidades da camada superior com mais intensidade.

Por outro lado, basta que uma das necessidades da camada inferior não esteja sendo atendida para que, instantaneamente, as motivações do indivíduo se voltem para ela.

Hierarquicamente, portanto, temos as necessidades fisiológicas como a nossa carência mais forte, seguida pela autopreservação, socialização, autoestima e autorrealização.

Isso implica dizer, por exemplo, que uma pessoa cujas necessidades fisiológicas não estejam sendo atendidas, não dará muita importância a qualquer outro tipo enquanto não suprir essas carências.

Perguntas interessantes