História, perguntado por gabi8797, 8 meses atrás

Qual a participação das mulheres na política em 1920?

(me ajudem please)
:)​

Soluções para a tarefa

Respondido por Omaii
5

Ratificação da 19ª Emenda em 1920 assegurou voto feminino e primeira eleição nacional com participação das mulheres

O direito ao voto e à participação política através dele foi um objetivo que uniu gerações de mulheres americanas por décadas. Em 18 de agosto de 1920, o reconhecimento da 19ª Emenda à Constituição, pelo Estado do Tennessee (36º Estado necessário para garantir a adoção da lei em nível nacional) marcou a essa conquista .

1916. Jeannette Rankin foi a primeira mulher eleita para o Congresso. Representando o estado de Montana, após sua vitória em 1916, afirmou: “Posso ser a primeira mulher parlamentar, mas não serei a última”.

1851–1920. O sufrágio feminino começou como um movimento antiescravagista, sob a liderança de Elizabeth Cady Stanton (à direita) e Susan B. Anthony. As mulheres conquistaram o direito ao voto em 1920.

1940–1973. Margaret Chase Smith, republicana do estado do Maine e primeira mulher a atuar tanto na Câmara quanto no Senado, ficou famosa por seu discurso “Declaração de Consciência”, dirigido contra os ataques pessoais do senador Joe McCarthy.

1933. Frances Perkins, secretária do Trabalho durante o governo do presidente Franklin Delano Roosevelt, foi a primeira mulher a integrar o secretariado do governo federal. Foi também peça fundamental na elaboração da legislação do New Deal, ao incluir leis que estabeleceram o salário mínimo.

1965. Diane Nash foi uma das fundadoras do braço estudantil do movimento pelos direitos civis e trabalhou pelo direito ao voto no Sul. Empregando estratégias não violentas, arriscou a vida para fazer o registro eleitoral de mulheres e homens negros, ajudando a assegurar a aprovação da Lei do Direito ao Voto, de 1965.

1984. Geraldine Ferraro foi a primeira mulher a ser indicada para o cargo de vice-presidente em uma chapa principal. “Se podemos fazer isso, podemos fazer qualquer coisa”, declarou em 1984 na Convenção Nacional Democrata em São Francisco.

1972. Shirley Chisholm foi a primeira mulher negra candidata a presidente por um grande partido. “Meu maior trunfo político, temido pelos políticos profissionais, é a minha boca, de onde sai todo tipo de coisas que nem sempre devem ser discutidas por razões de conveniência política”, declarou.

2001–09. Condoleezza Rice foi a primeira mulher negra a atuar como assessora de Segurança Nacional dos EUA (2001) no governo do presidente George W. Bush e a primeira negra a atuar como secretária de Estado dos EUA (2005-09).


gabi8797: muito obrigada:)
Perguntas interessantes