Filosofia, perguntado por tainamariatarantofer, 9 meses atrás

Qual a parte da Filosofia que se ocupa com a posição do homem no Cosmo?


lari2332: A antropóloga
lari2332: A antropologia
lari2332: escrevi errado

Soluções para a tarefa

Respondido por eumirii
0

Oiê

A antropologia filosófica

Texto explicativo:

A antropologia filosófica é a antropologia encarada metafisicamente; é um ramo da filosofia que investiga a estrutura essencial do Homem. No entanto, este com o que é o homem para o centro da especulação filosófica, sendo que tudo se deduz a partir dele; a partir dele se tornam eis as realidades, que o transcendem, nos modos de seu existir relacionados com essas realidades. Ou seja, a antropologia filosófica é uma antropologia da essência e não das características humanas. Ela se distingue da antropologia mítica, poética, teológica, e científica natural ou evolucionista por dar uma interpretação basicamente ontológica do homem. É também uma disciplina filosófica ou movimento filosófico que tem relações com as intenções e os trabalhos de Scheler, mas não está unido ao conteúdo específico desse autor.

Espero ter ajudado, Bons estudos.

Respondido por queenmia544
0

Resposta:

Antropologia Filosófica

Explicação:

A busca incansável da humanidade pelo conhecimento é algo inegável. Ela buscou entender o cosmos e seu arché com auxílio da mitologia, religião, filosofia… Ora citando esse arché como sendo o fogo, ora a água, ora o ar, etc. Adquiriu conhecimentos matemáticos, físicos, químicos, entre outros. Mas o próprio ser humano, enquanto ente, não ficou imune de especulações. Heráclito chegou a afirmar que só é possível penetrar nos segredos da natureza se conhecer os segredos do ser humano. Mas em dado momento foi com a filosofia de Sócrates e com o movimento sofista (muitas vezes considerado o primeiro movimento humanista da história) que a própria humanidade se tornou de fato alvo dos questionamentos, passou a ter um caráter de autorreferência. Com Sócrates todos os problemas foram vistos sob uma nova perspectiva e o centro intelectual foi dirigido para o ser humano e a pergunta que resta é: “o que é o ser humano?”. Na filosofia de Sócrates encontramos o caráter de uma antropologia filosófica, que é, no entanto, um conceito relativamente recente. Difundiu-se principalmente a partir dos trabalhos de Scheler. Mas o que seria a antropologia filosófica?

A antropologia filosófica é antropologia onde se investiga a estrutura essencial do ser humano. É o ser humano que ocupa o lugar mais preponderante na especulação filosófica, pois é a partir dele que tudo é deduzido. Essa forma de antropologia não se preocupa com as características humanas, mas sim com a essência do humano, fornecendo uma interpretação ontológica dele, se diferenciando, portanto, de outras formas de antropologia, como a mítica, teológica, poética, científico natural, etc. Bernard Groethuysen a define como a reflexão sobre nós próprios, reflexão sempre renovada que o humano faz para chegar a compreender-se. Já Landsberg define como uma explicação conceitual da ideia de humano a partir da concepção que esse tem de si mesmo em determinada fase de sua existência.

Perguntas interessantes