QUAL A ORIGEM DOS NOMES DOS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR
Soluções para a tarefa
Resposta:
O objetivo desse organização é promover a cooperação entre astrônomos de todos os cantos do mundo, e regulamentar novas descobertas. Estrelas são nomeadas com siglas, planetas-anões possuem nomes pronunciáveis, e por aí vai… Tudo para evitar uma grande lambança cósmica. Veja abaixo a origem dos nomes dos respectivos planetas do nosso sistema solar.
Sol
Muitos povos da Antiguidade consideravam nossa estrela como uma divindade. Os gregos a chamavam de Hélio e os egípcios de Rá. O nome Sol veio dos romanos, mas não sabe a razão.
Mercúrio
Os gregos o chamavam de Hermes (o veloz mensageiro do Olimpo), por ser o planeta mais próximo do Sol e o que o orbita mais rapidamente. O nome Mercúrio é uma versão romana do deus.
Vênus
Vênus é uma homenagem a deusa romana do amor e da beleza, por ser o astro mais brilhante quando observado a olho nu pelos povos antigos.
Terra
O nome Terra vem de solo mesmo. Os gregos denominavam nosso planeta de Gaia, uma entidade titânica que representava a terra. Os romanos a chamavam de Telo.
Marte
Marte recebeu esse nome por causa de sua coloração avermelhada, já que os romanos acreditavam em um deus homônimo da guerra. Por sua vez, os egípcios o denominavam de O Vermelho e os asiáticos o chamavam de Estrela de Fogo.
Júpiter
O gigante gasoso recebeu esse nome por causa da principal divindade romana, já que é o maior planeta do sistema solar. Os gregos seguiram a mesma linha, e o chamaram de Zeus. Os orientais o denominaram de Estrela da Madeira.
Saturno
Os romanos consideraram Saturno o pai de Júpiter, por isso o outro gigante gasoso recebeu o nome do pai do deus Júpiter. Tudo isso por que Saturno está mais distante da Terra do que Júpiter, uma representação de pai e filho.
Urano
William Herschel, seu descobridor, o batizou de Georgin Sidus, homenagem ao rei inglês Jorge III, mas o nome não pegou e Urano recebeu o nome atual como homenagem ao deus grego do céu.
Netuno
Netuno por pouco não foi chamado Le Verrier, como homenagem à um de seus descobridores, mas a comunidade astronômica recursou o nome e o batizou de Netuno, como homenagem ao deus romano dos mares, por causa de sua coloração azulada.