Geografia, perguntado por mariaflor49, 1 ano atrás

Qual a origem do nome do Estado do Espírito Santo​

Soluções para a tarefa

Respondido por annarvribeiro
19

Espírito Santo: denominação dada pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho que ali desembarcou em 1535, num domingo dedicado ao Espírito Santo.

Respondido por juliateixeiracer
11

Resposta:

Vasco Fernandes Coutinho, um português, desembarcou no território da capitania, a 23 de maio de 1535, e deu o nome ao futuro estado por ser domingo do Espírito Santo. No mesmo dia foi fundada uma vila, denominada pelo donatário como Vila do Espírito Santo (atual cidade de Vila Velha).

Explicação:

A área hoje ocupada pelo Estado do Espírito Santo foi doada pela coroa portuguesa a Vasco Fernandes Coutinho. O fidalgo português chegou à capitania em 23 de maio de 1535. Como era domingo, a região foi batizada com o nome Espírito Santo.

Até o século XVII, a área foi alvo de guerras entre portugueses e indígenas. Franceses, ingleses e holandeses promoveram diversas invasões na região, que era parte do território baiano.

Nesse período foram criados engenhos de açúcar que possibilitaram a instalação dos primeiros povoados. A região cresceu, mas a economia, baseada na agricultura e comércio, enfraqueceu e a Coroa retomou a administração.

Foi em 1810, que o Espírito Santo adquiriu autonomia. Em 1823, a região passou a atrair imigrantes alemães, suíços, açorianos e holandeses.

Após o fim da escravidão, em 1888, imigrantes italianos também integraram as correntes migratórias que tiveram o pico entre 1892 e 1896. Os italianos contribuíram para a retomada do crescimento das lavouras de café.

O desempenho agrícola é que originou o nome capixaba, que na língua tupi significa terra boa para lavoura.

Perguntas interessantes