qual a origem do mito do povo kaiapó?
Soluções para a tarefa
Os Xikrin, grupo de língua Kayapó, enfatizam a audição e a palavra. A fim de aguçar estas qualidades, os Xikrin perfuram, logo na infância, os órgãos correspondentes (orelhas e lábios). Ouvir está diretamente relacionado ao saber, à aquisição do conhecimento. A oratória, por sua vez, é uma prática social muito valorizada, como para os grupos kayapós em geral, que se definem como aqueles que falam bem e bonito – Kaben mei – em oposição a todos os outros povos que não falam sua língua. O dom da oratória é atributo dos homens e envolve discursos inflamados, realizados no centro da aldeia.
Família Kayapó
Família Kayapó
A subtribo Irãamráyre dos Kayapó Setentrionais é conhecida desde o começo do século passado, habitando os campos a oeste do Araguaia, na bacia do rio Pau d'Arco. De um modo geral, eles se conservaram pacíficos. Seus vizinhos e inimigos pelo lado do oeste eram os Kayapó da subtribo dos Gorotire. De 1891 em diante, a tribo foi objeto da catequese de Frei Gil de Villanova, que em 1897 fundou Conceição do Araguaia. Nessa época contavam os Irãamráyre 1.500 pessoas. Os missionários não conseguiram a conversão da tribo mas, em 1940, esta estava reduzida a três mulheres e dois homens, dispersos entre os neobrasileiros.
O material presente foi obtido com esses dois últimos homens, na margem do Arraias, em 1940.
A língua Kayapó é um membro do grupo do norte e oeste da família Gê, parente próxima da língua Timbira e, especialmente, do Apinayé..