qual a origem do bolinho de aipim(macaxeira, mandioca)? Como surgiu? Quem inventou?
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Mandioca, de nome científico Manihot esculenta, é um arbusto originário dos Andes peruanos. Possui muitos sinónimos, usados em diferentes regiões, tais como aipi, aipim, aimpim, candinga, castelinha, macamba, macaxeira, macaxera, mandioca-brava, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, moogo, mucamba, pão-da-américa, pão-de-pobre, pau-de-farinha, pau-farinha, tapioca, uaipi, xagala.
Foi cultivada por várias nações indígenas da América Latina que consumiam suas raízes, tendo sido exportada para outros pontos do planeta, principalmente para a África, onde constitui em muitos casos a base da dieta alimentar. No Brasil o hábito de cultivo e consumo continua, com a raiz.
A origem do nome mandioca (manioca) seria de uma lenda Tupinambá sobre a deusa Mani, de pele branca, que encontrou sua morada (oca) na raiz desta planta.
Existem diversas espécies da planta, que se dividem em mandioca-doce e mandioca-brava (ou mandioca-amarga), de acordo com a presença de ácido cianídrico (que é venenoso se não for destruído pelo calor do cozimento ou do sol). Algumas regiões usam o nome aipim ou macaxeira para designar a mandioca-doce.
No Brasil a raiz da mandioca é consumida na forma de farinhas, da qual se faz a farinha de mandioca e tapioca ou, em pedaços cozidos ou fritos. Está presente também no preparo de receitas típicas da Amazônia como o tacacá, a maniçoba e o molho tucupí. Dela também se faz bebidas destiladas como o cauim (indígena) e a tiquira (cachaça comum no Estado do Maranhão). Dela também se faz outra farinha o polvilho (fécula de mandioca), doce ou azedo, que serve para a preparação de diversas comidas típicas como, o pão de queijo. Apesar de freqüente em países da África e da Ásia, para onde foram levadas pelos colonizadores ibéricos, o hábito de utilizar as folhas da planta para alimentação, no Brasil, só ocorre na região Norte.
Em África é comum consumir-se, além da raiz, também as folhas jovens em forma de esparregado. Em Moçambique, estas são piladas (moídas no pilão), juntamente com alho e a própria farinha seca da raiz e depois cozinhada normalmente com um marisco (caranguejo ou camarão); esta comida se chama "matapa" e é uma das mais populares da culinária moçambicana. Em Angola este esparregado é conhecido como "kissaca".
Bolo de Macaxeira
A macaxeira, denominada aipim no sul-sudeste, é uma raiz da mesma família da mandioca (algumas vezes denominada mandioca brava, no norte). É um dos mais importantes fatores alimentícios da população regional. É amplamente usada na fabricação de diversos tipos de "farinha seca", de coloração branca (a mandioca -mandioca brava- é usada para fabricar a denominada "farinha d'agua", de coloração amarelada). É comida cozida, frita ou sob a forma de diversos tipos de bolos e doces.
Respondido por
3
A receita tem origem indígena e está relacionada ao cultivo da mandioca na bacia tropical do Rio Amazonas.
A mandioca era cultivada por muitas tribos no Brasil. Quando os colonizadores portugueses chegaram ao país, eles logo perceberam que a mandioca era um alimento importante entre os nativos graças ao seu farto valor nutricional.
As raízes da mandioca eram utilizadas para fazer vários tipos de alimentos. Dessa forma, a mandioca se tornou base da dieta alimentar do brasileiro.
Com o tempo, vários subprodutos da mandioca começaram a ser consumidos, como a farinha de mandioca. O alimento foi muito consumido nas expedições dos bandeirantes paulistas.
Continue estudando: https://brainly.com.br/tarefa/19338079
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás