Biologia, perguntado por mary1038, 1 ano atrás

qual a origem das proteinas

Soluções para a tarefa

Respondido por augustogusto
2
 As proteínas são os materiais que desempenham um maior número de funções nas células de todos os seres vivos. Por um lado, fazem parte da estrutura básica dos tecidos (músculos, tendões, pele, unhas, etc.) e, por outro, desempenham funções metabólicas e reguladoras (assimilação de nutrientes, transporte de oxigênio e de gorduras no sangue, desativação de materiais tóxicos ou perigosos, etc.). 
Também são os elementos que definem a identidade de cada ser vivo, uma vez que são a base da estrutura do código genético (ADN) e dos sistemas de reconhecimento de organismos estranhos no sistema imunitário. 
As proteínas são moléculas de grande tamanho, formadas por longas cadeias lineares dos seus elementos constitutivos próprios: os aminoácidos. 
Existem uns vinte aminoácidos distintos, que podem combinar-se em qualquer ordem e repetir-se de qualquer maneira. Uma proteína média é formada por uns cem ou duzentos aminoácidos alinhados, o que dá lugar a um número assombroso, estimado em cerca de 20200, de possíveis combinações diferentes. E como se isto fosse pouco, segundo a configuração espacial tridimensional que adote uma determinada seqüência de aminoácidos, as suas propriedades podem ser totalmente diferentes. 
Tanto os glucídios como os lipídeos têm uma estrutura relativamente simples comparada com a complexidade e diversidade das proteínas. 
Na alimentação dos seres humanos pode distinguir-se entre proteínas de origem vegetal e de origem animal. As proteínas de origem animal estão presentes nos ovos, lácteos em geral, e bem assim nos "alimentos" mais impróprios como as carnes e os peixes; as de origem vegetal podem-se encontrar em abundância nos frutos secos, na soja, nos legumes, nos cogumelos e nos cereais completos (com gérmen). 
As proteínas de origem vegetal, consideradas em conjunto, são menos complexas que as de origem animal. Tendo em conta que cada espécie animal ou vegetal está formada pelo seu próprio tipo de proteínas, incompatíveis com as de outras espécies, para se poder assimilar as proteínas da dieta elas devem previamente ser fracionadas nos seus diferentes aminoácidos. Esta decomposição realiza-se no estômago e no intestino, sob a ação dos sucos gástricos e das diferentes enzimas. Os aminoácidos obtidos passam ao sangue, e distribuem-se pelos tecidos, onde se combinam de novo, formando as diferentes proteínas específicas da nossa espécie. 
Perguntas interessantes