História, perguntado por felipebispo44, 1 ano atrás

qual a organização social do reino de mali?

Soluções para a tarefa

Respondido por shayanne16
117
Organização do Estado: A sociedade foi dividida em trinta grandes clãs, alguns de artesãos, outros de guerreiros, outros de homens livres ("ton dyon"), etc. Existia escravidão eservidão no antigo Mali. Os casamentos eram regulados por casta , e os casamentos entre membros de castas diferentes eram proibidos. A guerra era conduzida após a reunião de camponeses- guerreiros, estes organizados em "kelé-bolon" (contingentes) controlados por um "kelé-tigui" (general-chefe). O Mali era um império agrícola. Os malinqués dominavam a cultura do algodão e do amendoim, introduzidas no país por Sundiata. A queda do Império do Mali está relacionada às lutas intestinas pela posse do trono, o crescimento do Império de Gao e os levantes dos reinos vassalos. Os Peules iniciaram um movimento de resistência liderados por Djadjé no começo do século XV, ao mesmo tempo em que povos do Tekrur se associaram aos estados volofos, e as províncias do leste eram anexados por Gao. Em 1490 o Gao já havia conquistado o Futa, o Toro, o Bundu e o Dyara. Nessa época, o Imperador do Mali tentou formar uma aliança com o rei João II de Portugal, mas as missões diplomáticas não chegaram à Europa. A investida das dinastias Askias de Gao fez com que o Mali se dissolvesse de vez, quando a capital do Mali foi ocupada em 1545. Em 1599 o domínio do Gao foi substituído pelo controle marroquino, e o Mansa Mahmud organizou uma nova resistência se aproveitando da situação, mas seus homens foram derrotados pelas armas de fogo dos marroquinos.
espero ter ajudado kakakak
Respondido por EduardoPLopes
55

O Reino de Mali era politicamente centralizado na figura do Rei e era, na prática, uma aglutinação de 12 reinos menores - de diversos povos iorubás que pagavam impostos ao Rei.

Foi fundado na década de 1230 e teve como primeira capital Cangaba, tendo sido o reino fundado por Sundiata Keita. As leis eram coletivamente determinadas por meio de uma assembleia  - a Gbara - de representantes dos doze povos, o que garantiu um certo grau de coesão social e sofisticação técnica para as estruturas jurídicas dos malineses.

Se baseava no comércio e adotou a fé Islâmica, sendo parte da expansão árabe durante a Idade Média. Suas minas de ouro e sal muito colaboraram para o desenvolvimento da região.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/3617751

Anexos:
Perguntas interessantes