qual a nova divisão de trabalho que ocorreu com a revolução industrial
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antes da Revolução Industrial, o processo produtivo era feito de forma manual de duas maneiras: uma artesanal, um sistema doméstico de produção, onde o mestre artesão era o dono dos meios de produção, do capital (investido e lucrado), da força de trabalho além de participar de todo o processo de produção; outra manufatureira, com base na economia mercantilista, o burguês era o dono dos meios de produção e do capital (investido e lucrado), porém havia o trabalhador, dono da força de trabalho em troca de um salário, ou seja, há separação entre o capital e o trabalho e uma maior divisão do trabalho, mais etapas/especialização na produção.
O burguês continuava dono dos meios de produção e do capital (investido e lucrado), porém a uma maior intensificação da divisão do trabalhado, agora feito por proletários, donos da força de trabalho e com salários mais baixos. Com a introdução das máquinas à vapor, o papel do proletário era controlá-las, principalmente na industria têxtil e na mineração. Além disso, outros impactos são relevantes: surgimento das estradas de ferro foi essencial para haver o escoamento da produção além de trazer a matéria-prima, ou seja, propiciar a circulação mais rápida das mercadorias; surgem também os cortiços, casas precárias para abrigar os proletários nas cidades.
Resposta:
Antes da revolução industrial, existiam dois tipos: O trabalho artesanal, no qual a pessoa fazia seu produto sozinha e à mão. Desse modo demorava mais. E o trabalho em manufatura, que era a divisão do trabalho em que cada um fazia uma determinada coisa e com mais ferramentas. Devido a isso era mais rápido.
DEPOIS: Uma das principais características da revolução industrial é que ela marcou a transformação desses dois tipos de produção já ditos para o processo de maquinofatura. (Onde máquinas substituíam os trabalhadores e muitos desses foram demitidos)
Explicação: