Qual a mensagem principal do filme O preço do amanhã?
Soluções para a tarefa
Durante o filme, algumas frases levam a reflexão: "os pobres morrem e os ricos não vivem", diz uma personagem. Os assalariados vivem sem perspectivas, vivendo o hoje para garantir o amanhã. Trabalham muito hoje para garantir o mínimo de mais um dia de sobrevivência. São todos sobreviventes, confinados em seus guetos, impedidos de atravessar a fronteira que leva a Zona do Tempo, que cobra pedágio de 1 ano de vida a cada parada e são várias até chegar ao topo do poder e da riqueza. O que impede de um simples mortal chegar até lá, justamente pela falta de "tempo".
Até ai, alguma semelhança com fatos e pessoas do mundo real?
Tempo literalmente é dinheiro nesse mundo futuro. Somente nesse mundo e nesse futuro? Um minuto de tempo equivale a uma ligação telefônica, descontado do relógio digital implantado no braço; 1 ano igual a uma noite em uma suíte hotel de luxo; 59 anos paga um valioso carro importado. A falsa eternidade, adquirida através da exploração do capital pelo trabalho. Logicamente que os abonados pelo Tempo não tem 59 anos seus para adquirir um carro luxuoso, mas sim a acumulação da mais valia, do que deveria ser pago de forma justa pelo trabalho semi-escravo do trabalhador. Dessa acumulação indevida, de empresas que não cumprem leis trabalhsitas, contando com a inércia da Justiça, é que se formam grandes fortunas. Já dizia ditado popular: "O trabalho enobrece o homem e enriquece o patrão". Brincadeiras à parte, o assunto é serio, e cada vez mais a distância entre mostais e imortais é calculada pelo Tempo/Riqueza que uns e outros possuem ou não. Pagar um milhão de reais mensais a jogador bola e dividir esse valor pelo salário mínimo nacional que equivale a R$ 622,00 significa 1.607,72 salários. Se levarmos em conta que a expectativa de vida do brasileiro que é de 73,2, e covertermos isso em meses, são 876,2 meses (arredondei para 876) equivale a 1,84, ou quase 2 vidas inteiras de um trabalhador. É a falsa eternidade, pois ainda que um carro de luxo equivalha a 59 anos de vida, no filme, se colocássemos todo o patrimônio de um milionário e o convertêssemos em tempo de vida, logicamente caracterizaria a eternidade, se comparado com o dia a dia suado de cada trabalhador que mal ganha para a própria subsistência digna e é preciso, como no filme, atingir cada vez mais uma cota, o que remete ao tempo da Inconfidência Mineira, em que as taxas eram aumentadas mais e mais (vide História do Brasil e a derrama). Na Matrix Real, riqueza existe suficiente no mundo, que se compartilhada entre todos, daria uma vida digna e todos, sem pobre nem ricos. Estudos comprovam isso. Utopia? Para o modelo atual, calcado no petróleo, armas, drogas e corrupção, logicamente uma Utopia Selvagem... Praticamente impossível de ser revertida. Entretanto, recursos existem, o que não existe é a devida distribuição justa de renda, e a devida valorização do trabalho pelo capital...
O filme O preço do amanhã tem como mensagem principal a divisão que o sistema capitalista faz entre ricos e pobres, sendo os primeiros, controladores dos segundos por meio de "migalhas" adquiridas nessa relação.
O filme O preço do amanhã e sua mensagem principal
O filme protagonizado por Justin Timberlake (em anexo) na figura de Will Salas discorre sobre um sistema onde ricos têm vida eterna e pobres devem lutar para viver todos os dias.
Sendo beneficiado por uma expressiva e misteriosa quantia de dinheiro, Will passa a ser perseguido, pois, os mais ricos não desejavam que ele ascendesse socialmente e passasse a ter os mesmos poderes deles.
Will então sequestra a filha de um milionário, e a narrativa se concentrará nas estratégias dele para ganhar tempo, sua paixão com a moça, e seu empenho em quebrar o sistema capitalista.
Mais sobre Capitalismo: https://brainly.com.br/tarefa/4716938