Qual a melhor definição sobre Imperialismo do século XIX?
Soluções para a tarefa
O imperialismo ou neocolonialismo do século XIX se constituiu como movimento de domínio, conquista e exploração política e econômica das nações industrializadas europeias (Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Holanda) sobre os continentes africano e asiático.
Espero ter ajudado!
Resposta:
A partir da segunda metade do século XIX, o imperialismo as rivalidades entre as potências mundiais, sobretudo europeias, passaram a ser traduzidas em acirradas disputas nas mais variadas esferas. Abastecidas pela industrialização e enveredando pela era dos nacionalismos exacerbados, as potências trilharam, navegaram e se armaram na disputa por cada palmo de terra do planeta.
Dentro das fronteiras europeias, contudo, havia relativa paz: frágil, a chamada “paz armada” se esvaiu em aço e sangue em 1914, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
camisa de história
As nações imperialistas e seus interesses
Na charge — o imperialismo no século XIX — estão representadas a Inglaterra, Alemanha, Rússia, França e o Japão (da esq. para dir.) repartindo a China (esta em desespero ao fundo).
Os Estados Unidos, após a Guerra de Secessão (1861-1865), também partiram para suas conquistas, por meio de intervenções militares na Ásia e na América Central. O neocolonialismo agrilhoou milhões, enriqueceu os cofres das potências econômicas e abriu novos mercados consumidores por todo o planeta
Explicação: