Geografia, perguntado por yasmin1409, 1 ano atrás

Qual a localização original, extensão original, extensão atual, ecossistemas presentes, importância da preservação da mata atlântica?

Soluções para a tarefa

Respondido por wendelmelo
9
 LOCALIZAÇÃO - Foi a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul, em especial no Brasil. Acompanhava toda a linha do litoral brasileiro do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte (regiões meridionais e nordeste). Nas regiões Sul e Sudeste a Mata Atlântica chegava até a Argentina e o Paraguai. Cobria importantes trechos de serras e escarpas do Planalto Brasileiro, e era contínua com a Floresta Amazônica. Em função do desmatamento, principalmente a partir do século XX, encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo. Apesar de reduzida a poucos fragmentos, na sua maioria descontínuos, a biodiversidade de seu ecossistema é uma dos maiores do planeta. 


ÁREA - A área original era 1.290.692,46 km², 15% do território brasileiro. Atualmente o remanescente é 95.000 km², 7,3% da área original. 

ECOSSISTEMAS - Ecossistemas do Bioma da Mata Atlântica 
Definidas pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) em 1992: 

Floresta Ombrófila Densa 
Floresta Ombrófila Mista 
Floresta Ombrófila Aberta 
Floresta Estacional Decidual 
Floresta Estacional Semidecidual 
Mangues 
Restingas 
Campos de altitude 
Brejo de altitude 
Enclaves Florestais do Nordeste 
A proteção do CONAMA se estende não só à mata primária, mas também aos estágios sucessionais em áreas degradadas que se encontram em recuperação. A mata secundária é protegida em seus estágios inicial, médio e avançado de regeneração. 


Nas regiões onde ainda existe, a Mata Atlântica caracteriza-se pela vegetação exuberante, com acentuado higrofitismo. Entre as espécies mais comuns encontram-se algumas briófitas, cipós, e orquídeas. 

A fauna endêmica é formada principalmente por anfíbios (grande variedade de anuros), mamíferos e aves das mais diversas espécies. É uma das áreas mais sujeitas a precipitação no Brasil. As chuvas são orográficas, em função das elevações do planalto e das serras. 

yasmin1409: Obrigada pela ajuda
wendelmelo: de nada
Perguntas interessantes