Qual a ligação entre o Crescimento das Cidades, a partir do século X, e o Renascimento, do século XIV?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Além disso, o crescimento urbano promoveu uma diversificação das atividades econômicas, uma vez que uma série de ofícios começou a surgir para atender as demandas internas da cidade. Com o crescimento citadino, o poder também foi transferido, dos bispos, para os habitantes dos burgos cada vez mais ricos e influentes, os burgueses.
O renascimento urbano também tem relação direta com o renascimento comercial, pois as demandas do primeiro âmbito permitiram o fortalecimento do segundo, e o estabelecimento de comerciantes nos arredores das cidades, para atender as demandas das cidades, atraía pessoas e intensificava o aumento populacional urbano na Europa.
O crescimento urbano, por sua vez, não pode ser enxergado de maneira exagerada, uma vez que, no século XII, a população das cidades representava apenas 20% de toda a população na Europa Ocidental, que seguia, portanto, como um mundo majoritariamente ruralizado. Algumas cidades europeias, porém, possuíam população significativa, como Paris, com 200 mil habitantes em 1300; já Florença e Veneza possuíam população superior a 100 mil habitantes na mesma época|5|