Filosofia, perguntado por ceciliogamer6789, 5 meses atrás

Qual a ligação das redes sociais, atualmente, e os sofistas gregos?


obs: não tem texto e só uma pergunta normal me ajude por favorrrr​

Soluções para a tarefa

Respondido por Mali325
2

Resposta:

Desde a Grécia antiga, na Era Clássica, onde Sócrates combatia o ensino calunioso dos Sofistas, a retórica dava ao homem o poder da farsa e do convencimento. Por conseguinte, a contemporaneidade traz consigo o hábito da mentira.     Com o acesso à informação e de maneira muito rápida, o índice medíocre de leitura de grande parte dos usuários da rede faz com que o compartilhamento das Fake News se popularize nas redes sociais, principalmente no Facebook, onde o público é mais propenso em apertar o botão e propagar uma informação.                                            

Explicação:

Desde a Grécia antiga, na Era Clássica, onde Sócrates combatia o ensino calunioso dos Sofistas, a retórica dava ao homem o poder da farsa e do convencimento. Por conseguinte, a contemporaneidade traz consigo o hábito da mentira, sendo confortável ou impactante, mesuras que auxiliam sua perpetuação, como por exemplo, os inúmeros sites americanos recentemente acusados de serem criadores de Fake News, afetando grandes redes de notícias que usavam suas matérias.                                                

Muito mais fácil do que na Grécia antiga, hoje é comum fazer uma montagem com uma foto de alguém, ou escrever uma mentira sobre um conhecido e postar na web. Tudo isto tem consequências morais, jurídicas e pessoais. Passar adiante, também pode colocar em perigo a vida de alguém e se tornar um problema para quem compartilha. No tempo contemporâneo, podemos chamar a internet de Acrópole digital, onde a velocidade e a capacidade de engajamento, dariam inveja aos Sofistas da época de Sócrates.

Com o acesso à informação e de maneira muito rápida, o índice medíocre de leitura de grande parte dos usuários da rede faz com que o compartilhamento das Fake News se popularize nas redes sociais, principalmente no Facebook, onde o público é mais propenso em apertar o botão e propagar uma informação.

Dada a quantidade de informações que circulam na internet, hoje em dia, checar uma notícia tornou-se quase como um trabalho hercúleo, já que começamos este texto com os pés na mitologia grega. Muitas das Fake News podem ser desmascaradas com o uso do bom senso, mas esperar isso, o tempo todo, e de todo mundo é querer demais.

Perguntas interessantes