História, perguntado por TheDollynho, 1 ano atrás

qual a justificativa de Vargas para implantar o Estado Novo?

Soluções para a tarefa

Respondido por ThiagoFBarbosa
135
Vargas se aproveitou de um medo que estava crescendo entre as pessoas, o medo do comunismo, então ele disse que descobriu que comunistas iriam tentar tomar o poder, e o único jeito de evitar isso é se ele ficasse com o poder
Respondido por eduardospagnolo
1

A justificativa utilizada por Getúlio Vargas para implementar um governo ditatorial que ficou conhecido como "Estado Novo" foi a instabilidade política no Brasil e a ameaça do "comunismo".

Estado Novo e Vargas

Vargas implementou o seu governo ditatorial, chamado de Estado Novo, em 1937, com a justificativa da instabilidade política no Brasil e principalmente usando o argumento do perigo do comunismo na política brasileira.

Nesse contexto de crise política devia-se a grande polarização entre dois "partidos" brasileiros que se erguiam: ANL e AIB. A Aliança Nacional Libertadora (esquerda) se uniu após o crescimento do fascismo no Brasil, sendo representada pela criação da Ação Integralista Brasileira.

A ANL realizou uma intentona, conhecida como "Intentona Comunista", foi realizada por militares e intelectuais de esquerda que eram contrários ao governo de Vargas e a ascensão do fascismo expresso na Ação Integralista Brasileira.

Em decorrência desse cenário, Vargas fecha o Congresso, e dá a justificativa do perigo do comunismo no Brasil, portanto, não promove as eleições, instaurando um regime ditatorial.

Saiba mais sobre "Estado Novo e Vargas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23144740

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes