Geografia, perguntado por FireGiii, 9 meses atrás

- Qual a justificativa dada por Alfred Wegener para afirmar que os continentes atuais não tiveram sempre a mesma forma ou apresentação que conhecemos atualmente?

2- Qual a evidência citada no texto Wegener apoiou-se para formular sua teoria?

3- Qual o nome do continente e do oceano inicial?

4- Pesquise e responda: quais os nomes dos continentes e oceanos existentes atualmente?
por favor me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por kamila8675
1

01-Deriva Continental é uma teoria que inicialmente postulou o movimento das massas continentais ao longo do tempo geológica da Terra, considerando que, anteriormente, os atuais continentes possuíam outras formas e até mesmo se situavam em outras localidades do planeta. Essas observações foram realizadas antes mesmo do conhecimento a respeito das placas tectônicas, o que serviu como uma posterior comprovação da movimentação não só dos continentes terrestres, mas de toda a crosta.

A teoria da deriva continental surgiu há muito tempo, pois desde que o mapeamento de alguns pontos da Terra foi realizado, desconfiava-se que os continentes estavam unidos anteriormente. Francis Bacon, em 1620, sugeriu, por exemplo, que a costa leste do continente sul-americano e a costa oeste da África encaixava-se perfeitamente, dando a ideia de que eles haviam se separado em um passado remoto. Uma observação semelhante a essa já havia sido feita por Abraham Ortelius, em 1596.

E o que era desconfiança tornou-se, século depois, uma teoria científica com argumentos e hipóteses previamente elaborados. Nascia, então, oficialmente, a teoria da Deriva Continental, quando o alemão Alfred Wegener a formulou no ano de 1912. No entanto, tratava-se apenas de uma polêmica teoria que ainda não havia encontrado uma comprovação completa, baseando-se apenas em evidências, como a existência de fósseis e grupos de vegetação semelhantes em áreas separadas por oceanos inteiros.

Wegener defendia que, no passado, havia apenas um único continente: Pangeia (termo que significa “toda a Terra”). Com a sua lenta fragmentação, formaram-se então dois grandes continentes: a Laurásia e a Gondwana. Em seguida, novas fragmentações aconteceram e, em alguns casos, uniões de massas continentais também, a exemplo da inserção da área correspondente ao território da Índia que se juntou à Ásia.

A evolução da deriva continental terrestre

Embora fosse uma teoria baseada em muitos estudos e evidências empíricas, a Deriva Continental de Wegener não foi muito aceita em sua época, pois não se concebia uma ideia que explicasse o motivo da movimentação desses continentes, embora houvesse suspeitas de que a camada superficial terrestre estivesse flutuando sobre uma camada líquida quente, que hoje sabemos ser o manto.

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com o desenvolvimento de equipamentos e tecnologias mais avançadas, a exemplo dos sonares, é que se pôde conceber o fato de que a crosta terrestre é apenas uma fina camada superior do planeta que se encontra dividida em várias placas tectônicas, que se movimentam continuamente. Com isso, as suspeitas levantadas no passado e defendidas por Wegener puderam ser finalmente comprovadas.

Vale ressaltar que a formação dos continentes atuais não é o processo “final” da deriva continental, uma vez que eles continuam a movimentar-se, porém em uma velocidade de apenas poucos centímetros ao longo de vários anos. Daqui a alguns milhões de anos, é bem possível que a configuração das terras emersas apresente diferenças em relação ao seu estágio atual.


FireGiii: Eu vou apanhar hj slc
FireGiii: minha mãe me deu 10 minutos
FireGiii: Na era primitiva os continentes e oceanos não apresentavam a mesma forma, ou distribuição como conhecemos atualmente. Ao longo do tempo, os continentes e oceanos foram se modificando até atingir a atual configuração e distribuição.
Isso pode ser explicado através do fenômeno geológico estudado pela teoria da deriva dos continentes. O criador dessa teoria foi o astrônomo e meteorologista alemão Alfred Wegener.
FireGiii: A teoria de Wegener defende a ideia de que os continentes flutuam sobre uma parte pastosa do interior do globo terrestre, da mesma maneira que a madeira ou o gelo flutuam na água. Por isso, os continentes se deslocam, ou seja, estão à deriva.
Wegener apoiou-se num conjunto de evidências para formular sua teoria. Entre essas evidências destacou a semelhança entre a linha do litoral oeste africano e o litoral leste da América do Sul que se encaixam como peças de um quebra-cabeça.
FireGiii: Para Wegener, inicialmente existia apenas uma massa continental, denominada por ele Pangéia (pan=todo, geo=terra) e o espaço restante da superfície terrestre seria ocupado pelo imenso Oceano de Tethys.
FireGiii: Quando a pressão do interior da Terra é grande, ocorre o deslocamento das placas tectônicas, provocando deformações nas rochas, terremotos, vulcanismos e maremotos. Quanto maior a proximidade do epicentro (centro da pressão), maior será o impacto causado pelo movimento (terremoto...)
FireGiii: isso foi o texto
kamila8675: essa eu acho q vc consegue responder sozinha :)
kamila8675: pera escrevi errado era para outra pessoa desculpa
FireGiii: tudo bem akkakaak
Perguntas interessantes