Qual a intensidade da corrida?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Correr é o exercício predileto de muita gente. Mesmo aqueles que não o têm como preferência, optam por adotá-lo pela praticidade. Porém, a dúvida de qual intensidade se deve correr pode aparecer até para quem se exercita há tempos.
Para responder a essa pergunta aparentemente simples temos, primeiramente, que escolher de que forma iremos definir “intensidade”. A forma mais popular é a associando à frequência cardíaca – e é essa definição que usarei no texto. O método da prescrição do treinamento também pode variar.
(MAIS: Corrida atrapalha na hipertrofia ou não?)
(MAIS: Os 6 erros mais comuns que os corredores iniciantes cometem)
Existem diversos métodos de se trabalhar como, por exemplo, o do limiar anaeróbio e o da frequência cardíaca de reserva. Hoje irei explicar a partir do método mais fácil (apesar de ser o menos preciso) que é o da frequência cardíaca máxima (FcMax).
Para encontrar a frequência cardíaca máxima vamos usar a fórmula mais famosa da educação física: 220 bpm menos a idade. Essa fórmula, apesar de amplamente utilizada, não tem autoria científica, mas apresenta uma boa correlação e é recomendada para quem está iniciando no exercício (não para atletas). Vamos pegar como exemplo um jovem de 20 anos: 220 bpm – 20 = 200 FcMax.