História, perguntado por marceuvictor, 1 ano atrás

Qual a inportancia da filosofia e da ciencia grega?

Soluções para a tarefa

Respondido por mbiasoto
1
A filosofia é o legado principal da civilização grega, tida como antiguidade clássica, ou seja, aquela que foi o alicerce da civilização ocidental. Quando voltamos para o renascimento/Idade moderna, movimento que RETOMOU o estudo da antiguidade clássica (greco-romana), este foi justamente a valorização do homem como ser racional, o preceito primordial, RAZÃO/RACIONALIDADE, que tira o homem da escuridão da idade média, e o coloca para a luz da ciência, abandonando o teocentrismo, e assumindo uma nova postura, novo perfil, voltado para antropocentrismo.

espírito grego era mais propenso para a arte do que para a ciência.  Mesmo assim, legaram-nos os gregos muitas concepções e conquistas no domínio científico, sobretudo na Matemática, na Filosofia e na Medicina.

O fundador da Matemática grega foi Tales de Mileto que concebeu o famoso teorema atribuído a Pitágoras e que ainda hoje tem o seu nome.  Anaximandro foi um dos primeiros filósofos gregos que se interessaram pela Biologia, chegando a desenvolver uma rudimentar teoria da evolução orgânica, mas o verdadeiro fundador da ciência biológica foi Aristóteles que dedicou muitos anos de sua vida ao estudo da vida animal.

Como as especulações filosóficas dos gregos sobre os diversos aspectos da natureza é que originaram as diversas ciências, a medicina grega também nasceu nas mãos dos filósofos.   O mais importante cultor da medicina grega foi Hipócrates de Cós, que tem a seu mérito o fato de haver descoberto que as doenças tem causas naturais.  Foi o iniciador da terapêutica e lançou os fundamentos da clínica médica; é com justa razão considerado como o “pai da medicina”.

Os gregos explicaram satisfatoriamente os eclipses e os meteoros e calcularam as distâncias entre a Terra e o Sol e a Lua.  Na Química, criaram o conceito de elemento.



Perguntas interessantes