Qual a influência que a consciência coletiva, que para Durkheim está acima dos indivíduos, pode ter na naturalização da violência racial contra pessoas negras?
Soluções para a tarefa
O exercício é produção de texto
A consciência coletiva cria o homem grupo, aquele que pensa exatamente como os outros estão pensando. Dessa forma se a consciência coletiva for racista ao indivíduo cabe também o racismo.
Por isso devemos sempre perquirir nossos pensamentos. Estamos pensando por nós mesmos ou pela cultura de massa dominante? Aqui está a diferença do ser liberto e do ser escravo.
Pensemos num jogo de futebol, a maior parte das pessoas que cometem violência são pessoas que estando sós ou em outro ambiente jamais cometeriam uma agressão, mas dentro do homem grupo estas pessoas quebram ônibus, batem nos adversários, destroem locações e tudo o mais.
Quantas pessoas que na hora de manifestações com violência arrombam lojas e depois, no outro dia, vão à polícia devolver o que pegaram?
Por isso se alguém resolver se juntar a um grupo de preconceituosos e não perquirir seus pensamentos sobre quem está mandando em seus pensamentos, será mais um na orla criminoso dos racistas, pois o inconsciente coletivo atua sobre o indivíduo fazendo que o mesmo cometa barbarismos que geralmente não cometeria. Um desses barbarismos é a manifestação de força contra os negros, encontrar um negro na rua e bater nele, pelo fato de ser negro, é um bom exemplo do que a consciência coletiva pode fazer.
Saiba mais sobre produção de textos:
https://brainly.com.br/tarefa/25291137
Sucesso nos estudos!!!