qual a influência do fascismo e do nazismo na formação de crianças e adolescentes na Alemanha e na Itália e suas consequências políticas e sociais
Soluções para a tarefa
Como fascismo e nazismo se tornaram populares na Itália e na Alemanha?
Após a I Guerra, a Itália vivia uma grave crise econômica, com inflação galopante, desemprego e queda da produção industrial. Nesse contexto, em 1919, o ex-militante socialista Benito Mussolini fundou o Partido Fascista, ultra nacionalista, opondo-se ao socialismo e à democracia liberal.
Tanto o governo fascista quanto o nazista utilizaram a juventude de seus países como fonte de propaganda e expansão dos ideais nazifascistas, promovendo valores racistas, ultranacionalistas e violentos em escolas. Como consequência, ambos os governos conseguiram adquirir maior aceitação entre a população, contribuindo para a naturalização de suas visões políticas.
Poder e Educação
A escola, em sua forma contemporânea, surgiu como instituição disciplinar para a formação de jovens para o trabalho urbano crescente a partir do século XIX. A instituição escolar seria o ambiente, portanto, em que os mais novos aprenderiam valores nacionalistas e habilidades básicas, como ler e escrever.
Por conta disso, a escola e o processo educativo sempre foram alvo de diversos grupos políticos, porque se tratavam de elementos fundamentais para a assimilação de valores. Partidos extremistas, como o fascista e o nazista, portanto, se utilizaram dessas ferramentas para se integrar à sociedade de seus países, normalizando seus valores racistas, por exemplo.
Entenda mais sobre a educação em regimes autoritários aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23882234
#SPJ2