História, perguntado por mariadosocorroconcei, 11 meses atrás

Qual a influência da mulher negra no desenvolvimento da língua Portuguesa no Brasil?


demanuelgomesferreir: olha vai ser grande ta
demanuelgomesferreir: Línguas africanas influenciaram o português falado no Brasil, sobretudo no que diz respeito à linguagem popular brasileira, como apontam alguns estudos. Retomando e resgatando a história do país, é possível começar a mergulhar no tema.
demanuelgomesferreir: Entre os séculos XVI e XIX, mais de quatro milhões de africanos originários de duas regiões da África subsaariana – banto e oeste-africana (também chamada “sudanesa”) – foram trazidos ao Brasil em cativeiro por meio do tráfico transatlântico. Em 1823, o censo apontava 75% de negros e mestiços no total da população brasileira.
demanuelgomesferreir: Para se ter uma ideia, só a região banto compreende um grupo de 300 línguas muito semelhantes – faladas em 21 países, como Moçambique, Angola e África do Sul –, sendo o quicongo, o quimbundo e o umbundo os de maior número de falantes no Brasil. Os dados são apresentados no artigo A influência de línguas africanas no Português brasileiro, da pesquisadora baiana Yeda Pessoa de Castro, etnolinguista e especialista em línguas africanas.
demanuelgomesferreir: Ainda segundo a autora, entre as línguas oeste-africanas, cujos principais representantes no Brasil foram as línguas da família kwa, destacaram-se no país os iorubás e os povos de línguas do grupo ewe-fon (apelidados de minas ou jejes, pelo tráfico).
demanuelgomesferreir: “Se as vozes dos quatro milhões de negro-africanos que foram trasladados para o Brasil ao longo de mais de três séculos consecutivos não tivessem sido abafadas em nossa história, por descaso ou preconceito acadêmico, hoje saberíamos que eles, apesar de escravizados, não ficaram mudos,
demanuelgomesferreir: falavam línguas articuladamente humanas e participaram da configuração do português brasileiro não somente com palavras que foram ditas a esmo e ‘aceitas como empréstimos pelo português’, na concepção vigente, mas também nas diferenças que afastaram o português do Brasil do de Portugal”, afirma a etnolinguista em Marcas de africania no Português brasileiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por Luanaavicmac
0

Resposta:

A influência da mulher negra no desenvolvimento da Língua Portuguesa no Brasil está na sua inserção na sociedade brasileira. Muitas palavras de nossa língua são derivadas dos povos africanos que foram trazidos para o país.

Em grande parte das vezes, as mulheres trabalhavam nas casas dos senhores, o que fazia com que existisse uma mistura de vocabulários, que foram incorporados na linguagem até atualmente. Além disso, existe uma série de termos racistas que eram usados para se referir aos negros na época.

Explicação:

Perguntas interessantes