Qual a influência da filosofia platônica na teologia de Santo Agostinho
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Resposta:
Os primeiros teólogos sistematizadores da teologia cristã foram um misto de clérigo com filósofo. É o caso, por exemplo, se São Clemente, Eusébio de Cesareia, Ambrósio e também Santo Agostinho. Tiveram de ajustar a fé cristã, isto é, a doutrina cristã que surge da atividade de Jesus e sua porterior condenação por morte de cruz, ao legado filosófico que circulava nas províncias romanas, onde a doutrina cristã surgiu. Os pensadores cristãos, portanto, adaptaram partes da filsofia platônica para descrever e analisar temas e problemas teológicos. Por isso as doutrinas expressas nos concílios era, se me permitem, uma teosofia. É bem óbvio que o primeiro grande teólogo cristão foi Paulo. Suas cartas já foram uma luta contra a filosofia grega. Basta que leiamos parte de Gálatas, Filipenses ou mesmo Corintios para perceber o quanto Paulo sabia que a cultura grega seria um problema para a fé cristã. Paulo sabia que haveria muita confusão entre a mensagem cristã e a filsofia platônica que circulava no Palestina, oriunda do estoicismo. Paulo estava vivo quando Jesus circulava por Israel, pregando que um novo tempo tempo chegaria. Não conheceu Jesus pessoalmente, até onde se sabe. Mas as cartas paulinas somadas aos Evangelhos são os documentos cristãos. Mas como a doutrina cristã se arranjou até ser reconhecida como merecedora de crédito? Quantas voltas e malabarismos foram necessários? Esse caminho foi árduo e os teólogos cristãos dos primeiros séculos tiveram de se esforçar para conseguir expressar o ensinamento de Jesus em linguagem e cultura grega. Essa combinação nem sempre foi tranquila. Temos que nos lembrar que Jesus torna-se o Cristo da fé. Mas o Cristo já é um título grego. Os pensadores cristãos precisaram explicar que Jesus, ao tornar-se o Cristo, o Messias Esperado, não se tornou um filósofo como Platão, Aristóteles ou Sócrates. Em linha direta, os ensinamentos de Jesus nada tem a ver com a filosofia grega. Mas elas floresceram em territórios em que a cultura e a fala grega já estavam constituídas a séculos. Foi, portanto, inevitável que os sistematizadores da teologia cristã se utilizassem de aspectos da filosofia de Platão para tratar da fé e da teologia cristã. Santo Agostinho representa a síntese final desse processo. Antes dele, muitos outros prepararam o caminho. Mas nem por isso, a interpretação de Agostinho deixa de ser genial e digna de admiração.