Geografia, perguntado por isa29032, 1 ano atrás

qual a influencia da estabilidade economica dos paises desenvolvidos nas bolsas de valores do restante do mundo?

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaeduardamap7gnl1
51

A crise financeira de 2008, apesar de ter tido o seu início nos Estados Unidos, ela não está mais restrita somente a economia  americana.  Espalhou-se por todos os continentes, tornando-se portanto, mundial. Quanto mais se agravar o cenário nos Estados Unidos, mais grave  será no resto do mundo. O poder e influência econômica e financeira norte americano é enorme. No âmbito das bolsas de valores, percebe-se de imediato tal influência.

Primeiramente temos que a bolsa de maior porte e influência no mundo é a americana, localizada em Wall Street, Nova Iorque. O tamanho de uma bolsa é medido pelo valor de mercado das ações negociadas em seu pregão.  Conforme dados de 2006 a capitalização bolsistica norte americana alcançou cerca de US$19.4 trilhões.

Em segundo lugar na classificação das bolsas mundiais, temos o Japão ($4.7 triliões), cuja porte da bolsa não alcança a 25% da americana.  Em terceiro lugar está  a Inglaterra  com cerca de $3.7 trilhões, sendo a maior bolsa da Europa, contudo seu porte não chega a ser de 1/5 da americana. Em quarto lugar temos a França com $2.4 trilhões. Portanto, a bolsa americana em termos de capitalização representa mais da metade de todas as outras bolsas mencionadas juntas.

Em vista de tal quadro não é de estranhar o domínio exercido por Wall Street, sobre todas as outras praças internacionais. Quando a Bolsa americana tem valorização, as outras também apresentam o mesmo desempenho e quando ela despenca, os outros mercados também tem resultados negativos. Não é um fato rotineiro a bolsa de um determinado país, ter resultados opostos ao da bolsa americana e, quando isso acontece é por prazo muito curto, as vezes de um só pregão.

Os motivos para tais resultados são vários.  Contudo dois podem ser mais importantes.   Em primeiro lugar temos o peso da economia dos Estados Unidos, na economia mundial e a influência das suas empresas multinacionais nos outros países do mundo. Cumpre lembrar, que a economia americana representa quase um terço da economia mundial, com um PIB de US$12.4 trilhões .  Além disso, as maiores empresas do mundo são americanas (as duas maiores, a Exxon Mobil e a Wal-Mart).  Se o mercado considerar que os Estados Unidos estão com resultados econômicos e consequentemente de suas empresas pífios, o reflexo se dá de imediado na desvalorização  da bolsa em Nova Iorque, espalhando-se o pessimismo pelas bolsas mundiais.  Em segudo lugar temos que muitas empresas dos mais diversos países, tem suas ações também negociadas em Nova York, portanto, se Wall Street cai, as empresas estrangeiras também verão suas ações despencarem em seus países de origem.

Assim sendo não fica impossível entender, o porque é que uma queda catastrófica na Bolsa de Nova Iorque, para além daquela que já ocorreu no último ano, tem com consequência a contaminação do mercado de bolsa mundial.  espero ter ajudado

Perguntas interessantes