Qual a influência da agropecuária nas teias e cadeias alimentares?
Soluções para a tarefa
A agropecuária pode influenciar diretamente nas cadeias alimentares e, consequentemente, nas teias alimentares. Por quê?
Observamos exemplos presente em um dos principais biomas brasileiros, o pantanal.
No pantanal nós observamos que há uma forte presença da agropecuária devido às suas grandes e férteis terras disponíveis. Lá, proprietários de terras delimitam vastas áreas para o cultivo assim como a criação de animais, em destaque o gado.
Vamos relembrar que no pantanal temos predadores como a onça-pintada que podem alimentar-se de gado e, muitas vezes, esses animais invadem essas propriedades privadas para caçar. O proprietário, visando proteger sua posse, frequentemente mata as onças.
Quando se há a escassez de predadores (isto é, menos onça-pintada) há uma mudança direta na quantidade de herbívoros (as demais presas da onça-pintada) pois se há menos predadores menos presas morrerão.
Além disso, na agropecuária também:
- Ocorre a remoção de possíveis habitats (lugares para as espécies viverem), diminuindo a chance de sobrevivência de certas espécies;
- Há menos alimentos para os herbívoros da região, ou seja, acarretará em um desbalanceamento em certas cadeias alimentares;
- Há menos plantas para realizar a evapotranspiração, afetando na quantidade de chuvas (pluviosidade) o que altera o clima da região e afeta todo o ecossistema;
- O gado, em sua totalidade, libera uma quantidade expressiva de gases que contribuem para o aquecimento global. Lembre-se que o aquecimento global resulta em inúmeras consequências para diversas espécies no mundo.
Cada um desses fatores irá afetar, indubitavelmente, algum animal ou planta. Se afeta uma porção da cadeia alimentar irá afetá-la por completo já que determinada espécie está diretamente relacionada a outra.
Consequentemente, se uma cadeia alimentar é alterada é possível afirmar que toda a teia alimentar também será prejudicada.