Biologia, perguntado por mcecaliasousa5255, 10 meses atrás

qual a importância ecológica econômica das bactérias, algas protista e fungos?

Soluções para a tarefa

Respondido por kakaka348
0

Resposta:

Existem alguns fatores do ambiente que influenciam a vida das plantas: Água, luz, temperatura adequada, solo.

As plantas são consideradas o primeiro elo da cadeia, pois sustentam todos os demais (animais, fungos, bactérias e protistas). Só as plantas sintetizam moléculas orgânicas a partir de moléculas inorgânicas. Mas todos fazem parte do Reino Plantae.

Uma planta está completa quando, apresenta:

1. Raiz.

Funções da raiz: Fixa a planta ao solo, Absorve água e sais minerais, Acumula reservas de alimentos.

2. Caule.

Funções do caule: Suporta ramos, folhas, flores e frutos (parte aérea da planta), Transporta água com sais minerais da raiz até às folhas, Repartir o alimento por todas as partes da planta.

3. Folha.

Funções da folha: Fabrica os alimentos da planta, Realiza a respiração e a transpiração da planta, Pode servir de reserva de alimentos e de proteção.

4. Flor.

Função da flor: Permite a reprodução das plantas. Uma flor para ser completa é constituída por: cálice, corola, androceu e gineceu, tendo cada um o seu órgão próprio.

Organismo unicelular, procariota, encontrada de forma isolada ou em colónias. Pertence ao Reino Monera. É microrganismo, constituído somente por uma célula, sem um verdadeiro núcleo celular nem organelos.

As bactérias apresentam reprodução sexuada ou assexuadamente.

As bactérias são normalmente microscópicas ou submicroscópicas (detectáveis apenas ao microscópio electrónico), com dimensões máximas tipicamente da ordem dos 0,5 a 5 micrómetros.

São estudadas pela parte da Biologia chamada microbiologia.

São vegetais inferiores. Possuem clorofila, sendo considerados seres autotróficos, por realizarem fotossíntese ⦋ Algas são mais importante entre todos os vegetais, pois é responsável pela renovação da maior parte de oxigénio para o ar atmosférico (ecossistemas aquáticos)⦌, habitam as partes mais superficiais das regiões aquáticas onde, a incidência de luz é maior.

Produzem a energia necessária ao seu metabolismo através da fotossíntese.

A maior parte das algas são unicelulares e, mesmo as mais complexas, não possuem verdadeiras raízes, caules ou folhas.

A disciplina da biologia que estuda as algas é a ficologia ou algologia.

Os fungos são seres curiosos: não pertencem ao reino animal ou vegetal. Eles podem ser microscópicos, com uma só célula (eucariota), ou gigantescos. São vasto grupo de organismos classificados como um Reino (Fungi). Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis (os cogumelos).

Classificando de acordo com sua forma de reprodução temos: Mixomicetos ou assexuada (se reproduzem por esporos e gametas) e Eumicetos (por alternância de gerações; importantes para o homem e para o meio).

Existem dois tipos fungos decompositores ou saprófitas (desenvolve-se em organismos mortos, enfraquecidos ou agonizantes). E fungos parasitas (desenvolve-se em organismos vivos infectando-os e lavando-os até amorte). Outros Parasitas infectam plantas, causando doenças como o apodrecimento de tocos e aumentando o risco de queda das árvores.

Alguns fungos são utilizados como alimento; outros são extremamente venenosos.

Explicação:

Perguntas interessantes