Qual a importância e contribuições os jogos populares podem trazer a sociedade e ao desenvolvimento infantil?
Precisa ser um texto de 15 linhas
Alguém me ajuda, por favor !!!!
É para amanhã
Soluções para a tarefa
Resposta:
Brincadeiras e Jogos e Sua Contribuição Para o Desenvolvimento Integral da Criança na Educação Infantil
BRINCADEIRAS E JOGOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
GOMES,Cristiano Mamede
NEUMANN, Edna Mara Fleck
SOUZA, Erick Felipe Alves de
SOUZA, Gabriela Santos
MAGALHÃES JUNIOR, João Carlos de Andrade
Orientador: Professor Eduardo Okuhara
RESUMO
Muitos são os profissionais da área de Educação Física que utilizam o brincar como uma ferramenta de auxílio durante uma aula de Educação Física Escolar. O presente estudo tem como objetivo ampliar a compreensão da importância do brincar, para as crianças na Educação Física e, mais especificamente, demonstrar que há melhorias no desenvolvimento motor, cognitivo e social através da vivência. No aspecto metodológico foram realizadas pesquisas de literatura e artigos científicos relacionados ao tema. Com base nas pesquisas realizadas, foi constatado que as crianças que vivenciam o brincar e o jogo, demonstram desenvolvimento integral, cognitivo, social e psicomotor a partir da Cultura Corporal do Movimento. Portanto, com base na pesquisa realizada, a preconização de maiores estudos sobre o conteúdo do brincar e do jogo é de grande importância na área pedagógica.
Palavras-chave: Brincar, Educação Física Escolar, Cultura Corporal do Movimento.
INTRODUÇÃO
Discutir sobre o tema brincar é algo difícil, tendo em vista que envolve diversos fatores e valores. Esta atividade influencia a vida da criança, mas pode facilitar seu desenvolvimento intelectual, motor, afetivo e social. A brincadeira leva a criança a desenvolver sua personalidade, interação com outras pessoas e o mundo, aprendendo a se expressar, vivenciando sensações e emoções, devendo ser resgatada e utilizada como um elemento importantíssimo para a aprendizagem dos esportes na área da Educação Física, sendo inserido no contexto escolar para o processo de ensino aprendizagem.
No entanto, a maioria dos pais estão preocupados em ensinar as matérias pedagógicas, desvalorizando o ato do brincar, considerando como uma atividade de simples lazer, por desconhecerem sua real importância e contribuição para o desenvolvimento motor, cognitivo e sócio afetivo da criança. Afinal, como o ato do brincar pode contribuir para este desenvolvimento integral?
Frente a este questionamento, o presente artigo busca verificar a real contribuição das brincadeiras como método de ensino aprendizagem na educação física, através de pesquisas bibliográficas utilizando-se de materiais como, consulta de livros e artigos científicos.
O artigo contará com três tópicos, onde o primeiro será abordado os conceitos da ludicidade, jogos, brincadeiras e brinquedos, para conhecermos suas importâncias na Educação Física e com isso o seu valor no desenvolvimento integral de uma criança. No segundo tópico relataremos a perspectiva didática pedagógica e como as brincadeiras podem ser utilizadas como atividade física e motora, e qual deve ser a perspectiva dos Educadores Físicos, em desenvolver competências. Concluindo, será abordado como realizar este processo, estimulando