História, perguntado por izabellasouza82, 1 ano atrás

qual a importancia dos sumerios ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Amandafermar
23
Os Sumérios foram bastante importantes na criação da escrita e também iniciaram a construções  de cidades e culturas.

izabellasouza82: Obg <3
Amandafermar: Por nada :-)
Amandafermar: só mais uma coisa que esqueci o nome da escrita que eles desenvolveram se chama escrita Cuneiforme. Beijos :-*
izabellasouza82: porque as primeiras civilizaçoes da humanidade se concentraram nas proximidades dos grandes rios me ajuda nessa tbm ?
Amandafermar: Posso sim
Amandafermar: As grandes civilização se concentravam nas proximidades dos grandes rios tigre e o eufrates pelo fato de ser dois rios ricos e com isso ajudava bastante na agricultura.
izabellasouza82: muito obrigada msm <3
Amandafermar: espero está ti ajudando <3 bjs
izabellasouza82: esta muito
Respondido por rebecatoledosj
8
Quem vivia ali já não podia reclamar de nada sob o risco de levar bala. Também tinha que se virar sem remédios, aparelhos médicos ou comida – um embargo econômico assolava o país havia dez anos. Em março do ano passado, para piorar, o lugar foi invadido por todos os lados, teve suas cidades destruídas e quase 15 mil pessoas mortas, além de milhares de vítimas feridas. O Iraque foi o pior lugar do mundo em 2003 e talvez em toda a última década. Mas sua história nem sempre foi assim. Na mesma terra que recebeu as bombas daisy cutters americanas (as maiores e mais poderosas bombas não atômicas, que os militares americanos chamam ironicamente de “cortadoras de margaridas”), se assentam os restos da civilização mais esplendorosa do início dos tempos. O povo que criou a escrita, as primeiras técnicas de engenharia e cujas lendas e mitos estão repetidas em várias culturas posteriores, como a babilônica e hebréia. Foram os sumérios que cravaram um fim nos 150 mil anos de Pré-História, com a invenção da escrita cuneiforme. Também inventaram o modelo de cidades, em um território que começava próximo ao centro do atual Iraque, onde hoje é Bagdá, e seguia em direção do sul até mar. Isso tudo entre 4000 a.C. e 1600 a.C, quando a Mesopotâmia, a região entre os rios Tigre e Eufrates, era marcada ora por tempestades de areia que se arrastavam por quilômetros, ora por regiões pantanosas e alagadiças. “Foi uma espécie de primeira revolução urbana da história”, diz Marcelo Rede, professor de história antiga da Universidade Federal Fluminense (UFF). As primeiras populações estabelecidas na planície da Mesopotâmia eram nômades ou seminômades. “A passagem para a agricultura foi o passo fundamental para a sedentarização, e as cidades surgem como aglomerados de comunidades agrícolas”, afirma o professor. De um povo originariamente agrícola que precisava lutar contra a fúria da natureza, surgiu uma civilização urbana, com comércio desenvolvido e que primava pelos registros escritos. Sua estrutura social privilegiando o varejo gerou uma elite cercada por luxos e prestadores de serviço. As palavras dos membros dessa elite tinham tanta força que eles legitimavam seus documentos por meio de um objeto usado até hoje: os selos. Cilíndricos, eles eram cunhados em pedra e rolados em tabletes de argila. a fertilidade do solo, enquanto na Suméria elas ocorriam sem data prevista e quase sempre perto da época da colheita.
Perguntas interessantes