História, perguntado por misael4381, 1 ano atrás

qual a importancia dos rios para humanidade​

Soluções para a tarefa

Respondido por lfv95
1

Resposta:

Irrigação

Os rios são muito importantes para a irrigação de terras em atividades agrícolas e para que a sustentabilidade da vegetação natural.

Um exemplo na história é o rio Nilo. Localizado em uma região desértica do continente africano, foi graças a ele que se pôde irrigar as terras para a agricultura no Egito Antigo. Após as cheias do rio, as terras das margens ficavam forradas de húmus, um lodo fértil.

O consumo médio de água no mundo pelo setor agrícola corresponde a cerca de 70%, sendo o restante consumido pelo setor industrial (20%) e pelo abastecimento (10%).

No Brasil, a captação de água doce para irrigação do setor agrícola corresponde a 33,5 Km3/ano, ou seja, 72,5% do volume total. (BRASIL…, 1998). [9]

 

Consumo pelo setor industrial

Estima-se que, atualmente, “a quantidade total de água, demandada pelo setor industrial, é de 139 m3/s, o que corresponde a um volume de aproximadamente 4,4 km3/ano” (BRASIL…, 1999) [10], o que corresponde a 9,5% da captação total de água doce no Brasil.

De acordo com a UNESCO (2012, p. 4, tradução nossa) [11], “a operação efetiva de uma indústria requer um fornecimento sustentável de água na quantidade certa, com a qualidade certa, no lugar certo, no tempo certo e com um preço correto”.

 

Cultura e Identidade

Os rios trazem referências culturais muito importantes sobre a sociedade humana, expressando modos de vida e implicações no cuidado e/ou falta de cuidado com o meio ambiente do qual fazem parte, os recursos tecnológicos e tipos de usos de suas águas, significados, dentre outras.

Eles fazem parte da biografia de muitas pessoas, compondo memórias e perspectivas do presente e futuro, que se alinhavam na tessitura de sua cultura e identidade.

 

Energia

“Energia e água estão intrinsicamente conectadas.” Há diversos tipos de fontes de energia que necessitam da água em processos produtivos. “Por outro lado, a energia é requerida para tornar disponíveis recursos d’água para uso e consumo humanos, por meio de bombeamento, transporte, tratamento, dessalinização e irrigação.” (UNESCO, 2012, p. 4, tradução nossa). [11]

Os rios são importante fonte de energia elétrica. A bacia do rio Paraná, por exemplo, possui um grande potencial de geração de energia elétrica. Nela encontra-se a maior usina do Brasil, a de Itaipú, além da usina Porto Primavera. E no rio Tocantins, um outro exemplo, localiza-se a usina de Tucuruí.

Cabe salientar a importância da abordagem sistêmica na instalação de usinas hidrelétricas, na medida em que estas trazem uma série de implicações ao meio ambiente, em termos de ecossistema e dimensões socioculturais e econômicas.

 

História

Os rios têm sido marcantes na história da humanidade. Exemplo disto é o rio Nilo, segundo rio do mundo em extensão, que foi determinante para o desenvolvimento do Egito antigo. Localizado em uma região desértica do continente africano, foi graças ao rio Nilo (denominado de Iteru, “o grande rio”, na época do Egito Antigo) que a sociedade egípcia teve acesso à água para beber, irrigar as terras para a agricultura (após as cheias do rio, as terras das margens ficavam forradas de húmus, um lodo fértil), pescar, cultivar peixes (Sarotherodon niloticus, popularmente conhecida como “tilápia-do-nilo”) e transportar mercadorias e pessoas (navegação fluvial).

Ao longo da história, registram-se alterações nas características e na qualidade das águas dos rios, do ecossistema e, em certos casos, de sua configuração e percurso, alguns sendo, inclusive, parcialmente retificados e escondidos pela sua canalização.

 

Lazer

Os rios têm se prestado também ao lazer de muitas pessoas, possibilitando atividades como: nadar, pescar, velejar, dentre outras. Estas atividades também dependem da qualidade das águas dos rios.

Paisagem rural e urbana

Os rios compõem paisagens rurais e urbanas, com seus leitos de larguras, extensões, volumes, movimentos e águas de cores diversas, refletindo e refratando a luz, que varia ao longo dos dias e das noites, e conforme as condições climáticas e outros fatores como tipos de solo, vegetação, dentre outras, as quais influenciam também o movimento de suas águas, sendo umas mais ligeiras e turbulentas, enquanto que outras mais lentas, calmas.

Psicultura

A psicultura, ou seja, o cultivo de peixes, é uma das atividades econômicas propiciadas pelos rios.

Transporte hidroviário  

Os rios foram e têm sido bastante utilizados para a o transporte hidroviário, tanto de mercadoria quanto de pessoas.

Explicação:

Respondido por AnaPandaON
0

Os rios dão a oportunidade para as pessoas que não tem onde morar, pessoas que são pobres (etc) para tomar um banho, lavar uma roupa... E dos rios vem o sal que colocamos na nossa comida e que também é rico em minerais! Os rios são muito importantes! Mas temos que cuidar dele para que podemos usá-lo quando precisarmos! Os rios também podem servir para irrigação e muitas mais coisas...Os rios também possui várias opções de lazer!

Como nadar, pescar, etc!

A água é um dos recursos naturais mais importantes para a humanidade, visto que não podemos viver sem ela. Da mesma forma, os vegetais e animais precisam dela para viver.

A maior parte de cada uma das células de nosso corpo possui água. Usamos a água para beber, para o preparo das refeições, para a higiene pessoal e doméstica, ou ainda para a pesca, transporte, produção de energia elétrica, irrigação etc.

A água doce é encontrada nos continentes e está distribuída nos rios, lagos, camadas subterrâneas do solo ou em geleiras.

Em alguns lugares da terra há grande disponibilidade de água doce, em muitos outros, a escassez de água é uma realidade, como nas regiões semiáridas e nos desertos.

Ciclo da Água

O "Ciclo da água" ou "Ciclo Hidrológico" é a transformação e circulação pelas quais a água passa. A água está em permanente transformação, passando de um estado para outro (sólido, líquido e gasoso):

O calor irradiado pelo sol esquenta a água dos oceanos, mares, rios e lagos. Parte dela transforma-se em vapor de água, que sobe para a atmosfera.

O vapor se acumula nas partes mais altas da atmosfera, fica tão fria que se condensa em pequenas gotinhas de água, flocos de neve e cristais de gelo que formam as nuvens. Se a temperatura atmosférica diminui ainda mais, ocorrem as chuvas, neves e granizo.

Parte das chuvas cai sobre os oceanos e mares. Outra parte atinge os continentes, podendo cair sobre o solo, onde se infiltra e alimenta os lençóis subterrâneos.

Parte da água que se infiltrou no solo pode ser absolvida pelas plantas que, depois é devolvida à atmosfera por meio da transpiração.

A água também pode evaporar ou escoar sobre o solo e correr para os rios, mares e oceanos, reiniciando o ciclo.

VEJA TAMBÉM: A Importância da Água

Desperdício e Racionamento de Água

A água captada e tratada para distribuição nas torneiras, se perde em cerca de 40%, pelo mau uso da população.

Banhos demorados, torneiras abertas enquanto ensaboam a louça ou escovam os dentes, lavagem de carro e calçadas com o uso de mangueiras, são alguns hábitos que levam a grandes desperdícios de água.

A simples descarga de um vaso sanitário, com tecnologia antiquada, pode gastar até 30 litros de água.

Algumas regiões do Nordeste sofrem com o racionamento da água, onde a distribuição é feita em dias alternados, em consequência da pouca quantidade de água em seus reservatórios.

Leia também:

Desperdício de Água

Tratamento da Água

Escassez de Água

Propriedades da Água

Estados Físicos da Água

Água Potável

A água potável é aquela isenta de substâncias e micro-organismos prejudiciais à saúde humana. Há inúmeras substâncias que podem contaminar a água, tornando-a perigosa para o consumo dos seres vivos.

Os produtos tóxicos ou poluentes mais perigosos são aqueles que contêm mercúrio ou chumbo em grande quantidade. Os derivados de petróleo (gasolina óleo e querosene), também poluem a água.

Entre os micro-organismos nocivos encontram-se as bactérias e os protozoários em geral. Esses micro-organismos são originários de águas contaminadas pelas fezes de pessoas portadoras de doenças. Eles contaminam a água através de esgotos despejados em rios e lagos.

A água mineral, dependendo da fonte, apresenta diferentes minerais entre eles, o bicarbonato, o cloreto, o sulfato, o sódio, o magnésio, o potássio etc. O dia mundial da água é comemorado em 22 de março.

Leia também:

Dia Mundial da Água

Osmose reversa

Lana Magalhães

Lana Magalhães

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA

LEITURA RECOMENDADA

TÓPICOS RELACIONADOS

Geografia

Biologia

Ecologia

Espero ter ajudado!!!!

Perguntas interessantes