Qual a importância dos nutrientes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Todos os nutrientes são muito importantes para a manutenção do bom funcionamento do nosso organismo, por isso devemos manter uma dieta balanceada.
É muito importante ter uma dieta balanceada, constituída por proteínas, vitaminas, sais minerais, água, carboidratos e lipídeos, que são as fontes de energia e matéria-prima para o funcionamento das células.
O nosso organismo consegue produzir grande parte das substâncias de que necessita, a partir da transformação química dos nutrientes que ingerimos com a alimentação. Mas existem outras substâncias nutritivas que não são produzidas pelo nosso organismo, sendo necessário obtê-las prontas no alimento. Essas substâncias são chamadas de nutrientes essenciais e, além das vitaminas, podemos citar alguns aminoácidos que o corpo não consegue produzir, como isoleucina, leucina, valina, fenilalanina, metionina, treonina, triptofano e lisina, chamados de aminoácidos essenciais.
Resposta:
Explicação:A Importância dos Nutrientes
É o que fornece aminoácidos ao nosso organismo, substâncias importantes para a formação, crescimento e manutenção de tecidos corporais (músculos, ossos, pele, vasos sanguíneos, órgãos internos), formação de anticorpos (manutenção da imunidade) e de alguns hormônios.
Também fornecem os aminoácidos essenciais. São aqueles que o organismo não consegue sintetizar sozinho, devendo ser ingeridos na alimentação. A deficiência desses aminoácidos essenciais leva à perda de peso e retardo no crescimento das crianças. A proteína também é fonte de energia.
Sua deficiência, em adultos, causa emagrecimento, anemia, e diminuição da imunidade. Nas crianças, ocorre o Kwashiorkor, que é a carência de proteína, levando a uma parada no crescimento, emagrecimento, distúrbios mentais, diarréia, inflamações na pele, alterações no cabelo, entre outras causas.
Devemos consumir fontes protéicas todos os dias, em quantidades adequadas e moderadas, pois não possuímos reservas desse nutriente em nosso organismo para necessidades eventuais.