Sociologia, perguntado por analuizasoaresp25, 7 meses atrás

Qual a importância dos direitos humanos para a sociedade em meio a pandemia?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Mary03M
0

Apesar da Covid-19 surgir como algo democrático, que pode contaminar e afetar a todas e todos, o que ela tem de alcance democrático, tem de desigual. Nos poucos meses em que o mundo assiste a expansão da pandemia, vemos como ele pode afetar de forma desproporcional determinados grupos sociais, especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

Nesse cenário em que as desigualdades gritam, é fundamental que as empresas repensem suas ações e atuem com mais seriedade no campo de proteção e garantia de direitos, principalmente em territórios com menor incidência de políticas públicas pelo Estado e entre aqueles que estão sendo alvos prioritários dos efeitos sociais e econômicos do coronavírus.

A relação entre responsabilidade social empresarial e direitos humanos se faz ainda mais intrínseca. Sendo também parte da responsabilidade da empresa, nesse momento, garantir o direito universal à saúde, ao trabalho decente e ao amparo e a proteção de seguridade social. Valores éticos e sociais têm que ser expostos e realizados pelas empresas, sejam essas as ações internas, para com seus funcionários, como também externas, para a comunidade em geral.

É fundamental que, nesse momento, todos os segmentos da sociedade se manifestem contra a banalização da vida. Todas as vidas importam e as empresas têm o seu papel em defesa, acima de tudo, da vida. Inclusive, se impor perante a discursos de governantes e outros grupos que, nesse momento, têm desvalorizado as vidas humanas.

No Brasil, os esforços tomados por governos estaduais e municipais para controlar o crescimento exponencial ainda não se mostraram suficientes. Esse fator combinado com o descaso do governo federal e a proliferação de fake news sobre o vírus nos leva a um colapso iminente no sistema de saúde público e privado, além de um grande número de pessoas mortas pela Covid-19.

Esse processo de dor coletiva pelo qual passaremos, deve abrir novos entendimentos de qual sociedade nossa humanidade quer construir a partir daqui. Isso fortifica a ideia de uma nova governança empresarial frente à pandemia. Abre-se, portanto, uma nova janela de oportunidade para que empresas possam pensar, internamente, externamente e em conjunto novas formas de se trabalhar com seus trabalhadores, assim como toda a sociedade em geral, evitando os danos ao coletivo e potencializando ganhos a todas e todos.


analuizasoaresp25: obg
Perguntas interessantes