Qual a importância dos conceitos de estranhamento, desnaturalização, imaginação sociológica e apercepção sociológica como base teórico-conceituais paraa o ensino de sociologia no ensino médio?
Soluções para a tarefa
Um paralelo entre a noção do estranhamento e da desnaturalização nos leva de encontro à noção de que a vida em sociedade estrutura-se de forma dinâmica, ou seja, está em constante processo de transformação; constitui-se a partir da multiplicidade das relações sociais que, por sua vez, são capazes de revelar as mediações e as contradições da realidade objetiva de um período histórico. É também apreendida por um conjunto de ações capazes de alterar o curso dos acontecimentos, provocando transformações notórias nas formas de organização humana. O saber sociológico, portanto, pode ser construído a partir da sistematização teórica e prática do processo social.
Dessa forma, a postura inicial de atuação das Ciências Sociais no Ensino Médio pode ser compreendida pela superação do senso comum em direção a uma análise científica da sociedade. O movimento de estranhamento e desnaturalização mesmo diante de situações tidas como óbvias, como, por exemplo, na temática familiar, confere especificidade ao ensino da Sociologia, pois permite que fenômenos aparentemente consolidados suscitem dúvidas, revelem contradições, etc.
O processo de estranhamento oferece ao aluno um ponto de partida, uma possibilidade para o desenvolvimento de um saber capaz de levar o indivíduo de encontro a um debate mais amplo. Somado a isso, a desnaturalização surge como o início da superação de certas noções consolidadas naturalmente, o que permite que o aluno ultrapasse os limites do senso comum. Esse movimento permite ao individuo inquietar-se criticamente com questões corriqueiras e consagradas pela normalidade.
O pensamento sociológico propicia aos jovens o exame de situações que fazem parte do seu dia a dia, imbuídos de uma postura crítica e investigativa, quando traz à tona a tarefa do estranhamento e da desnaturalização dos fenômenos sociais. Despertar no aluno a sensibilidade para perceber e modificar o mundo à sua volta deve ser a tarefa de todo professor
Os conceitos de estranhamento e desnaturalização servem de contribuição da Sociologia quanto aos objetivos da educação dos jovens que visam proporcionar um desenvolvimento reflexivo, mas com uma compreensão da individualidade.
Os processos necessitam de um entendimento do que se deve as realidades com o que se apresenta questões específicas e individuais.
Os dois conceitos são saberes da sociologia que entendem a experiência social como conceitos que vão além da normalidade e o entendimento da realidade enquanto resultado de decisões.
Leia mais sobre o assunto https://brainly.com.br/tarefa/30452579
Espero ter ajudado.