Geografia, perguntado por santtos45, 1 ano atrás

Qual a importância dos árabes para a cartografia?​

Soluções para a tarefa

Respondido por mayana12393
3

A cartografia como instrumento de conhecimento do meio, seja para entender a abrangência do espaço físico, fixar limites territoriais ou detalhar itinerários, foi e sempre será necessária. Os árabes contribuíram para o conhecimento cartográfico e foram imprescindíveis para que tal conhecimento servisse de orientação, com a melhor exatidão possível, para a ocupação do espaço pelo homem. O mapa mais antigo que o mundo conhece (3500 a 3000 a.C.) foi descoberto nas escavações de ruínas na região mesopotâmica de Ga-Sur, a 300 km ao norte da Babilônia, atual Iraque, e já continha a utilização dos pontos cardeais como referência espacial. Os egípcios foram grandes precursores da cartografia (faziam medições sistemáticas de suas terras, na época de Ramsés II - 1330 a 1300 a.C.) e inventaram o Cadastro Territorial (mediam, registravam e demarcavam as fronteiras das propriedades rurais para fins de tributação). Estes fatos indicam a origem árabe da geodésia e da matemática.

A astronomia árabe teve grande desenvolvimento no final do século VI e culminou com a determinação do movimento dos corpos celestes no final do século IX. Esta astronomia de posição, fundamental para a cartografia, é utilizada na obtenção de coordenadas geodésicas precisas e somente foi substituída pelos métodos de posicionamento por satélites (atualmente o GPS) no final do século XX.

Os árabes preservaram integralmente para o mundo moderno trabalhos dos mestres gregos como Euclides e Apolônio, prestando um grande serviço à geometria e, consequentemente, à geodésia e à topografia... Espero ter ajudado

Perguntas interessantes