Qual a importancia dod quadrilateros e dos triangulos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quadriláteros são figuras geométricas planas, poligonais e formadas por quatro lados. Em outras palavras, essa definição implica as seguintes características:
Quadriláteros são figuras definidas em um plano, por isso, não existem pontos dessa figura fora do plano (no que chamamos de espaço);
São formados por segmentos de reta que se encontram em suas extremidades, por isso, são figuras fechadas;
Possuem três classificações básicas:
→ Outros: Não possuem lados paralelos;
→ Trapézios: Possuem um par de lados paralelos;
→ Paralelogramos: Possuem dois pares de lados paralelos.
O paralelismo entre os lados de um quadrilátero é perceptível quando se observa seus lados opostos. Lados que possuem ponto em comum não podem ser paralelos justamente por possuírem ponto em comum.
Exemplo de trapézio, paralelogramo e “outros”
Exemplo de trapézio, paralelogramo e “outros”
Paralelogramos
Para ser paralelogramo, é necessário que o polígono seja um quadrilátero e que seus lados opostos sejam paralelos. Essa definição implica uma série de resultados, chamados aqui de propriedades. Elas são válidas para todo paralelogramo e serão discutidas a seguir:
1 – ângulos opostos são congruentes;
2 – ângulos não opostos são suplementares;
3 – Lados opostos são congruentes;
4 – As diagonais do paralelogramo encontram-se no seu ponto médio.
Ilustração das propriedades do paralelogramo
Ilustração das propriedades do paralelogramo
OBS.: Devemos ressaltar que, se um quadrilátero possui lados opostos paralelos e congruentes, então ele é um paralelogramo.
A seguir discutiremos propriedades de alguns paralelogramos específicos.
Retângulos
Os retângulos são quadriláteros cujos ângulos medem 90°. Um resultado direto disso é que seus lados opostos são paralelos. Para ver isso, basta considerar qualquer um de seus lados como uma reta transversal e observar que ela corta outros dois lados formando o mesmo ângulo: 90°.
Todo retângulo, portanto, é também um paralelogramo. Entretanto, nem todo paralelogramo é um retângulo. Assim, para o retângulo, valem as quatro propriedades dos paralelogramos citadas acima, além da seguinte:
Todo retângulo possui diagonais congruentes.
O resultado mais direto dessa propriedade é o seguinte: Se um paralelogramo possui diagonais congruentes, então ele é um retângulo.
Losangos
Os losangos são paralelogramos que possuem os quatro lados congruentes. Desse modo, todo losango é um paralelogramo, mas nem todo paralelogramo é um losango.
Explicação passo-a-passo: