Qual a importância do trabalho Pierre Verger para a Cultura Ioruba?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pierre Verger aos 51 anos, tornou-se babalaô (iniciado no Ifá, culto de adivinhação da religião iorubá) em Daomé, na África. Em 1954, publicou o livro Dieux d´Afrique, com fotografias dos deuses incorporados e descrições sobre cada orixá, seu ritual e suas atribuições. Nos anos seguintes, lançou dezenas de livros e artigos sobre o fluxo e o refluxo da cultura negra entre a África e o Brasil.
Lecionou na UFBA em 1973, ajudando a fundar o Museu Afro-Brasileiro (atualmente, com página na internet e no Facebook), e também na Universidade de Ifé, na Nigéria, em 1977.
Resposta: Pierre Edouard Léopold Verger (1902-1996) foi um fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês que viveu grande parte da sua vida na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, no Brasil. Ele realizou um trabalho fotográfico de grande importância, baseado no cotidiano e nas culturas populares dos cinco continentes. Além disto, produziu uma obra escrita de referência sobre as culturas afro-baiana e diaspóricas, voltando seu olhar de pesquisador para os aspectos religiosos do candomblé e tornando-os seu principal foco de interesse.