Biologia, perguntado por sandraperezcunha, 11 meses atrás

Qual a importância do trabalho dos cientistas no combate de epidemias/pandemias?


sandraperezcunha: desde já agradeço

Soluções para a tarefa

Respondido por cpm2005
4

Resposta:

Desde os primórdios da humanidade, o trabalho científico contribuiu significativamente para o desenvolvimento da sociedade a partir da percepção crítica e das buscas por paradigmas sociais que guiavam as organizações e grupos informais. Hoje, a pesquisa tem papel fundamental em novos conhecimentos.

A dinâmica do conhecimento no mundo depende de pesquisas e técnicas que vêm sendo estudadas para o desenvolvimento físico e intelectual da sociedade. A partir de novas pesquisas e novas técnicas, cientistas descobrem novos métodos de aprimoramentos essenciais para o desenvolvimento da vida e da sociedade. A capacidade do indivíduo descobrir como manipular os distúrbios causados pela saúde, pelos fatores ambientais, pela formação psicológica do indivíduo e principalmente fatores sociais, econômicos e tecnológicos que podem dificultar o convívio em paz na humanidade, está ligada à ética que lhe foi dada durante sua formação social e profissional.

De tal forma, é perceptível quanto deve ser valorizado e aprimorado cada vez mais o trabalho científico no Brasil e no Mundo. O conhecimento de novas técnicas e de novos horizontes consegue dinamizar o mundo a reagir com novos paradigmas sociais. Quando mais técnicas são descobertas, mais capacidade o indivíduo tem acesso para desenvolver novos saberes. Essa cadeia do conhecimento contribui de forma significativa para o desenvolvimento da percepção do homem e para o progresso.

É possível imaginar o quando o conhecimento progrediu, e de forma exponencial, até os dias de hoje. É possível imaginar que na Era antes de Cristo, o mundo já passava por enormes mudanças sociais e econômicas. Levando em conta que os primeiros indícios de vida humana na terra surgiram há 200.000 anos atrás, é possível entender que nos últimos 2 a 3 mil anos que o indivíduo passou a desenvolver um pensamento mais crítico e intelectual. Uma análise ousada que podemos destacar, seria a diferença social e paradoxa do mundo atual com a sociedade 200 anos atrás, ou até mesmo perceber as estruturas sociais e científicas do Brasil nos últimos 100 anos.

Como um principal sujeito dessas mudanças sociais e tecnológicas no mundo, o trabalho científico desde sempre visualizou o conhecimento e o aprimoramento de novas técnicas para o desenvolvimento tecnológico e social. Como exemplo, teorias elaborada nos passado, como as Teorias Gerais da Administração, conseguiram um impacto marcante na formação da sociedade empresarial. Desde a Administração Científica de Taylor ou a Administração Clássica de Fayol, teorias e novos paradigmas foram criados para contrapôr aos problemas organizacionais estabelecidos por essas novas escolas organizacionais, que a partir de novos momentos não são mais aplicáveis aos novos problemas sociais.

Perguntas interessantes