Qual a importância do TBC no cenário artístico e político do Brasil?
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A história do teatro no Brasil teve início no século XIV, no período colonial,
quando a dramaturgia feita na Europa, especialmente em Portugal, foi introduzida no
contexto brasileiro, dando partida a um longo caminho de desenvolvimento do campo
teatral e literário, através da influência marcante da arte estrangeira.
Durante o século XVIII, com a construção de casas de espetáculos, o teatro
brasieliro sofreu alguns avanços. No entanto, foi somente a partir do século XIX, que
importantes manifestações artísticas se desenvolveram na cidade do Rio de Janeiro,
então capital do Império. Aos poucos o teatro nacional foi se desenvolvendo naquele
contexto e obras de dramaturgos nacionais, como Martins Pena, foram aparecendo,
caracterizando os primeiros passos em direção à formação de uma arte nacional.
A forte presença de companhias européias Brasil, no início do século XX,
influenciou, sobremaneira, a forma de fazer teatro, assim como introduziram uma
dramaturgia feita no exterior, constituindo modelos a serem copiados pelos artistas
nacionais. Nos fim dos anos 30 e início dos anos 40 daquele século, uma classe de
artistas amadores passou a considerar a dramaturgia produzida do país, até aquele
período, de pouca qualidade. As antigas manifestações teatrais como o vaudeville e o
teatro de revista, representações improvisadas, até mesmo trazidas pelos europeus, já
não correspondiam aos desejos de reforma estética daqueles artistas, que perceberam no
próprio avanço do teatro mundial, novos rumos para o teatro no Brasil.
O surgimento do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) em São Paulo, em 1948,
representou um marco na história do teatro brasileiro, responsável pela reforma referida
acima, realizada através de um grande número de encenações de obras provenientes do
exterior. A atividade tradutória, portanto, representou elemento essencial para a
concretização da linha de trabalho assumida por aquele grupo.
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O presente trabalho tem o objetivo de avaliar como se deu a tradução,
especialmente no contexto de TBC, a partir da trajetória do teatro no país, que foi
caracterizada pela presença estrangeira, desde o início, tendo em mente os sistemas de
patronagem em operação nesse âmbito. Pretendemos, assim, defender a hipótese de que
a tradução colaborou para a remodelação do sistema teatral brasileiro, principalmente,
durante a existência do TBC, até a consolidação de uma literatura dramática nacional,
nos anos 60. Também pretendemos que este estudo venha a contribuir para uma
historiografia da tradução no Brasil, tornando-se documento para pesquisas posteriores.
É importante enfatizar que, em 2004, no âmbito do Bacharelado em Letras com Ênfase
em Tradução – Inglês da UFJF, foi defendida uma monografia de conclusão de curso,
intitulada Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, no Contexto Norte-Americano, de
autoria de Jesus Ribeiro. O presente trabalho, nesse sentido, expande algumas das
questões acerca da tradução no contexto do teatro contidas na referida monografia,
enfatizando a posição de destaque que a atividade tradutória pode vir a ocupar na
expansão dos sistemas lingüístico-culturais dos quais os novos textos farão parte.
No primeiro capítulo, abordaremos brevemente a história do teatro brasileiro
desde o período colonial até os anos 30 do século XX. Durante esse longo período de
tempo, o teatro recebeu influência da dramaturgia européia, merecendo destaque o
intenso número de peças de origem francesa traduzidas para a encenação do Brasil.
Chamaremos atenção para o fato de um grande número de companhias estrangeiras ter
se apresentado e um significativo contingente de imigrantes no período pós-guerra
terem estabelecido, aqui, suas bases. Novas idéias e diversas experiências no campo
artístico trazidas por alguns desses indivíduos contribuíram para o crescimento cultural
do país.
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