Saúde, perguntado por hadassafagundes2003, 1 ano atrás

qual a importancia do sistema nervoso para a saude fisica e mental ?

Soluções para a tarefa

Respondido por nycollemarone
1


Home > Saúde > Entenda a importância dos exercícios para o cérebro

Entenda a importância dos exercícios para o cérebro

O cérebro também precisa de exercícios! Conheça a importância de exercitar esse órgão sempre - traz muitos reflexos para sua saúde mental



Por Victor Santos - 26/08/2016

FOTO: Shutterstock.com

Quando ouvimos a palavra “exercícios”, as primeiras imagens que surgem na nossa cabeça são de atividades físicas. Mas, além dos músculos, há outra parte do organismo que precisa estar sempre em movimento: o cérebro. Esse importante órgão do corpo também precisa de treino e cuidados para que não perca suas funcionalidades e mantenha-se jovem.

PUBLICIDADE

inRead invented by Teads



FOTO: Shutterstock.com

Os melhores exercícios para o cérebro

E como desenvolver o cérebro? A resposta é clara: exercitando-o. Por possuir uma grande capacidade em se remodelar, a constante utilização do órgão permite o aperfeiçoamento das habilidades cognitivas. “Todas as funções cerebrais são fortalecidas pelo exercício. Assim como os músculos, o sistema nervoso está aí para funcionar, não para descansar, exceto em intervalos apropriados”, explica o neurocientista Ivan Izquierdo.

Alguns especialistas defendem que o melhor modo de exercitar o cérebro é por meio da leitura. Ao ler, a pessoa tem diversas regiões cerebrais estimuladas, além de adquirir informações e impulsionar áreas visuais e verbais, incorporando novas palavras ao vocabulário. Além disso, a escrita, o estudo e alguns treinamentos – como os de memória, linguagem e raciocínio lógico – são primordiais para fortalecer as sinapses. Resolver problemas de lógica, por exemplo, exige mais esforço mental que apenas processar imagens da televisão.

Reflexos na saúde

Um cérebro saudável e ativo é capaz de administrar a produção de cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, responsável pela regulação do comportamento social. Quando está em um nível ideal, ele controla o ritmo do corpo, reduz inflamações e estimula a imunidade. Em altas taxas, o hormônio causa nervosismo (sabe aquele “branco” que nos dá em momentos de tensão?) e pode causar aumento do risco de obesidade, hipertensão, infarto e derrame.

Outro benefício da prática de exercícios cerebrais é a proteção contra doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. 

Perguntas interessantes